Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Notícias Associados

Rhodia, do Grupo Solvay, ganha três prêmios de sustentabilidade de uma só vez

21/02/2019

São Paulo, 21 de fevereiro de 2019 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou simultaneamente três troféus na 36ª edição do Prêmio Eco, a principal premiação de sustentabilidade empresarial do Brasil, uma iniciativa da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. 

Na categoria Inovações de Produtos e Serviços Sustentáveis que Apontam Tendências de Consumo, a Rhodia foi destaque com duas premiações relativas ao solvente sustentável Augeo® Clean Multi, criado no Brasil a partir de fonte renovável, e ao Projeto Angela, que é a unidade de abatimento de gás de efeito estufa, instalada no conjunto Industrial da empresa em Paulínia -SP. 

Na categoria Empresas Que São Destaque em Inserir Sustentabilidade na Estratégia e Gestão, a Rhodia foi premiada com a metodologia própria SPM – Sustainable Portfolio Management, para analisar e auxiliar a gestão e o desenvolvimento de produtos sustentáveis. 

“Ganhar esses prêmios da AMCHAM é muito significativo porque reconhece os esforços da empresa em Desenvolvimento Sustentável. Nós criamos no Grupo Solvay um modelo de Química que valoriza a inovação e a sustentabilidade em todas as suas dimensões. A evolução do setor químico está ligada diretamente ao avanço nesses temas”, diz Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina. 

Segundo Daniela Manique, a empresa tem investido pesadamente em iniciativas de sustentabilidade. “Respeitamos o planeta e atuamos para atender as demandas atuais e futuras da sociedade, que exige das empresas e das pessoas mais responsabilidade com os recursos naturais. A valorização das fontes renováveis está no ‘DNA’ da empresa, inclusive no Brasil, onde a Rhodia – que está completando 100 anos de atividades em 2019 – foi pioneira no desenvolvimento da rota alcoolquímica”, afirma a presidente do Grupo Solvay na América Latina. 

Destaques – Inovação sustentável criada nos laboratórios brasileiros da empresa, o Augeo® Clean Multi é um solvente a partir de fonte renovável, de baixo odor e não tóxico, que proporciona um eficiente poder de limpeza e solvência de ativos para produtos industriais e de limpeza doméstica. Por conta de suas características, Augeo® Clean Multi é capaz de dissolver sujeira solúvel em água e óleo, ajudando a formulação do cliente a limpar de forma efetiva e melhorar a sua capacidade de molhabilidade. 

Também é compatível com óleos hidrofóbicos e sujeiras na água, segurando a sujeira em suspensão e impedindo-a de voltar a se depositar no substrato. Possui taxa de evaporação adequada para garantir a remoção eficaz da sujeira.  O Augeo® Clean Multi tem sido um sucesso de vendas da empresa, em aplicações tais como limpadores de janelas e vidros, cozinhas, banheiros, metal, pisos e fornos, além de limpadores multiuso e em produtos de Home Care Wipes (toalhas, panos e lenços umedecidos para limpeza). 

O Projeto Angela é a unidade de abatimento de óxido nitroso (N2O), um dos gases do efeito estufa, instalada no complexo industrial da Rhodia, em Paulínia -SP. Em funcionamento ininterrupto há 11 anos, a unidade já contabiliza a eliminação de cerca de 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Esse total corresponde a retirar de circulação uma frota da ordem de 10 milhões de veículos movidos a combustível fóssil. 

Essa unidade foi construída dentro do escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do Protocolo de Kyoto. É o maior projeto da era Kyoto em funcionamento na América Latina, está entre os 10 maiores do mundo e tem dado uma contribuição importante para as metas de redução de emissões de carbono do Grupo Solvay e da indústria química brasileira. 

O Grupo Solvay fixou o objetivo global de até 2025 (tendo como base o ano de 2015) reduzir em 40% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e ter 50% de seu faturamento associado a soluções sustentáveis. Em três anos, reduziu em 30% a intensidade das emissões, e as soluções sustentáveis já respondem por 43% do faturamento. 

Além da eliminação de gás de efeito estufa, a instalação dessa unidade permitiu o desenvolvimento de tecnologias e a formação de profissionais especializados em meio ambiente. Ao mesmo tempo, gerou receitas para a empresa por meio de créditos de carbono, atrelados ao Protocolo de Kyoto, que deixaram de existir no encerramento do programa no final de 2012. 

Porém, em razão de seu compromisso ambiental e com os negócios sustentáveis, o Grupo Solvay decidiu manter essa unidade em atividade, arcando isoladamente com os custos operacionais, sem contrapartida econômica ou qualquer outro benefício, o que reduz sua competitividade frente a importados que não cumprem esse quesito. 

O SPM - Sustainable Portfolio Management (Gerenciamento Sustentável do Portfólio) é uma metodologia criada pela empresa para unir a estratégia à sustentabilidade, avaliando os produtos e suas aplicações, de modo a garantir que uma matéria-prima sustentável faça parte de um produto final igualmente sustentável. 

Com um forte foco de pensamento no ciclo de vida do produto, o SPM utiliza a avaliação desses ciclos para identificar os impactos na cadeia, levando em conta análises em pilares como energia sustentável, materiais ambientalmente responsáveis, uso de água e processos eficientes. Os processos de administração essenciais, tais como inovação, investimentos e aquisições) também são obrigatoriamente avaliados pelo SPM antes da tomada de decisão pela direção da empresa.  

Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 26.800 pessoas em 61 países. As vendas líquidas próforma foram de € 10,1 bilhões em 2017, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (http://solb.be/) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: http://solb.br/) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Press Express Comunicação - Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tel. (55 11) 3284 5164 ou cel. (55 11) 999 33 8148

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação