Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Notícias Associados

Rhodia e Usaflex lançam solução inédita e sustentável para o setor calçadista

05/06/2019

Calçado produzido pela Usaflex, que contou com a participação efetiva de todos os elos da cadeia do setor, permite maior produtividade com redução de recursos e insumos, além de oferecer maior conforto e sustentabilidade ao usuário

 Projeto de inovação colaborativa na cadeia da moda é destaque em painel realizado no Inspiramais

 São Paulo, 05 de junho de 2019 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, mais uma vez inova e traz ao mercado uma solução inédita para o mercado calçadista em parceria com a Usaflex.

 Um calçado produzido com solado a partir de injeção direta de PU (poliuretano) com sistema da Coim, utilizando matéria-prima da Rhodia, e com o cabedal em Knit feito com fio de poliamida biodegradável Amni Soul Eco®, também da Rhodia, abre novas possibilidades para a indústria calçadista agregando produtividade ao reduzir recursos e insumos em seu processo industrial e sustentabilidade e conforto ao usuário final.

 O calçado é resultado de um projeto colaborativo, alinhado às tendências de mercado e de novos processos produtivos, que conta com a participação das empresas Rhodia (Grupo Solvay), Usaflex, Coim, Cofrag, Bertex, Polako, Linhasita e HS injetados. O produto está sendo apresentado na edição de junho do Inspiramais 2020_II, evento dedicado aos formadores de opinião e profissionais dos setores de moda, design, componentes e fornecedores para o setor de calçados, até amanhã, 05 de junho, em São Paulo. 

Segundo Marlise Margaritelli, da unidade global de negócios Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay, o projeto colaborativo mostra o empenho de toda a cadeia do setor calçadista no desenvolvimento de soluções de acordo com as tendências de mercado: mais produtividade e sustentabilidade nos processos industriais e mais conforto, bem-estar, qualidade e design para o consumidor. 

“A combinação destas tecnologias nesse projeto otimiza e reduz muitas etapas da produção de calçados No geral, de acordo com os nossos indicadores, há uma economia em torno de 30% no processo produtivo, considerando-se consumo de energia, água, insumos, equipamentos e mão-de-obra”, acrescenta Marlise Margaritelli. 

O cabedal desse calçado foi feito a partir da primeira poliamida biodegradável do mundo, o fio têxtil Amni Soul Eco®, da Rhodia, e construído em Knit, uma técnica de tecelagem 3D, onde o fio dá lugar ao cabedal quase que totalmente pronto, permitindo que o calçado tenha estrutura, flexibilidade e leveza, mas também otimize a matéria prima e minimize o desperdício durante a produção.  O cabedal foi feito pela Bertex, empresa especializada em componentes para calçados, que empregou todo o seu know-how em Knit no projeto. 

A palmilha também produzida com Amni Soul Eco®, foi desenvolvida pelo Grupo Cofrag. E a linha de costura Green Fiber® da Linhasita garantiu que toda a montagem do tênis tivesse poliamida biodegradável, do início à finalização, reforçando o desenvolvimento de uma solução completa e sustentável para o calçado. 

“A poliamida Amni Soul Eco®, além de amiga do meio ambiente, proporciona respirabilidade e oferece extremo conforto ao calçado, totalmente em sintonia com o propósito da Usaflex”, assinala Mayra Montel, da unidade global de negócios Fibras, do Grupo Solvay. 

O projeto também inclui um solado especial bidensidade construído por injeção direta de PU (poliuretano) com sistema da Coim para atender os critérios de conforto, leveza e flexibilidade. Esse sistema de PU foi desenvolvido a partir de matéria-prima da Rhodia, que auxilia na simplificação do processo de produção do calçado. Uma das líderes no fornecimento de sistemas de poliuretano para a indústria calçadista, a Coim participa pela primeira vez dessa iniciativa de projeto colaborativo.   

De acordo com Alexandre Matte Júnior, Analista de Gestão da Inovação da Usaflex, marca reconhecida no mercado, que foca o conforto e o bem-estar no calçado feminino, esse projeto colaborativo está em linha com as estratégias de crescimento da empresa para os próximos anos, através da oferta de produtos inovadores e sustentáveis ao mesmo tempo em que valorizam o conforto e o design dos calçados. Atualmente o portfólio da Usaflex reúne 800 modelos de calçados masculinos e femininos.

 Calçado produzido pela Usaflex em parceria com a Rhodia utiliza a primeira poliamida biodegradável do mundo, o fio têxtil Amni Soul Eco®

 Serviço - Inspiramais 2020_II – Salão de Design e Inovação de MateriaisData: 4 e 5 de junho de 2019 – das 09h00 às 19h00Local: Centro de Eventos Pro Magno Av. Professora Ida Kolb, 51 - Casa Verde São Paulo- SP 

100 anos de presença da Rhodia no Brasil – Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em Santo André – SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas.

Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com


Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, automóveis, dispositivos inteligentes e instrumentos médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. 

Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação