Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

De janeiro a abril, as importações brasileiras de produtos químicos somaram US$ 10,7 bilhões

22/05/2017

De janeiro a abril, o Brasil importou US$ 10,7 bilhões em produtos químicos, o que representa aumento de 5,4% em relação ao primeiro quadrimestre de 2016. As exportações brasileiras de produtos químicos cresceram 13,5% na mesma comparação, chegando a US$ 4,3 bilhões. O déficit da balança comercial de produtos químicos atingiu US$ 6,4 bilhões nos quatro primeiros meses do ano, equivalente a um avanço de 0,5% em relação ao mesmo período de 2016. Os produtos químicos representaram 23,0% dos US$ 46,8 bilhões em importações realizadas pelo País no primeiro quadrimestre do ano e 6,4% do total das exportações, que somaram US$ 68,1 bilhões.

As resinas termoplásticas, com vendas de US$ 791,1 milhões, foram o principal item da pauta de exportações de produtos químicos do País no período de janeiro a abril. Em relação ao primeiro quadrimestre de 2016, as exportações de resinas termoplásticas tiveram incremento de 3,2%. Na outra ponta, os intermediários para fertilizantes permaneceram como o principal grupo da pauta de importações de produtos químicos pelo País. Até abril, foram importados US$ 1,9 bilhão, com o expressivo aumento de 28,7%, na mesma comparação.