Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Assessorias   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Argentina e Chile assinam acordo bilateral para promover comércio e investimentos

30/11/2017
Puerto Madero - Argentina

Após um ano e cinco rodadas de negociações, os chanceleres da Argentina, Jorge Faurie, e do Chile, Heraldo Muñoz, assinaram acordo bilateral com o objetivo de aprofundar as relações entre os dois países, complementando o Acordo de Complementação Econômica (ACE) 35 entre o Mercosul e o Chile (1996) e o Acordo para Evitar a Dupla Tributação (em vigor desde outubro de 2016), bem como meca­nismos de diálogo bilateral.

O acordo, que ambos os chanceleres caracterizaram como “de última geração”, visa promover o comércio e investimentos bilaterais, principalmente o comércio de serviços e comércio eletrônico. As temáticas incluídas são comércio, investimentos, serviços, compras públicas, telecomunicações, comércio eletrônico, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias, facilitação de comércio, trabalho e meio ambiente. Em 2016, a Argentina exportou US$ 2,3 bilhões em bens, principalmente automóveis e carne bovina, para o Chile.

(Fonte: Informativo de Buenos Aires – CNI)