Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Empresas do Estado de São Paulo exportaram US$ 4 bilhões em produtos químicos de uso industrial em 2017

07/02/2018

As exportações de produtos químicos de uso industrial (PQI) realizadas em 2017 por empresas estabelecidas no Estado de São Paulo totalizaram US$ 4 bilhões, valor 18,5% superior ao de 2016. As importações desses produtos, de US$ 14,1 bilhões, tiveram crescimento de 6,1%, na mesma comparação. A balança comercial de produtos químicos de uso industrial do Estado de São Paulo apresentou saldo negativo de US$ 10,1 bilhões, valor muito próximo aos US$ 9,9 bilhões de 2016. As vendas externas de produtos químicos de uso industrial realizadas por empresas paulistas representaram 34% do total exportado pelo país e as importações responderam por 49% da totalidade das compras externas brasileiras desses produtos em 2017.

Esses dados constam do Info-Q, informativo de comércio exterior distribuído pelo Sinproquim. A publicação faz uma análise, por meio de gráficos e tabelas, das exportações e importações químicas realizadas por empresas estabelecidas no Estado de São Paulo e lista os 50 produtos químicos de uso industrial mais importados e os 50 mais exportados. A iniciativa do Sinproquim com o Info-Q é fornecer informações básicas sobre oportunidades de negócios e melhoria da competitividade, tendo em vista que os produtos químicos são consumidos em todas as cadeias produtivas.

Em 2017, o faturamento líquido da indústria de produtos químicos de uso industrial no Estado de São Paulo alcançou US$ 19,79 bilhões, apresentando incremento de 10,46% em relação a 2016, ano em que o faturamento chegou a US$ 17,92 bilhões.

Clique aqui para acessar o Info-Q