Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Trabalhando em prol de uma estrutura sindical moderna e dinâmica

08/11/2018

A reforma trabalhista estabelecida pela Lei 13.467/2017 aboliu o caráter compulsório do recolhimento da contribuição sindical, a partir de 2018. Essa decisão, que atingiu a estrutura sindical, impôs aos sindicatos novos desafios, principalmente para aqueles que têm na contribuição sindical a sua principal fonte de recursos.

O Sinproquim, que vem trabalhando há mais de três anos na melhoria e forte expansão dos serviços prestados aos seus contribuintes e associados, decidiu liderar a contratação da MacroSector Consultores para levantar informações junto a trinta sindicatos de diversos ramos de atividade, mantendo sob sigilo as informações individuais. Para a realização desse trabalho, foram encaminhados questionários, cujas respostas serão consolidadas, gerando um relatório que será compartilhado com as entidades sindicais que responderam aos questionários.

Levantamento preliminar demonstrou que a maioria dos sindicatos teve redução significativa – de 35 a 60% dos valores das receitas obtidas com a contribuição sindical em 2018, quando comparada ao exercício de 2017.

Espera-se concluir esse trabalho até o final do mês de novembro. De posse do resultado obtido, o Sinproquim convidará algumas das entidades sindicais que participaram do estudo para rodadas de discussões sobre os rumos a serem dados às atividades sindicais patronais, que têm importante papel na prestação de serviços às indústrias e à sociedade.

O produto final desses trabalhos e estudos será um plano de ações que será incorporado ao Plano Estratégico 2019 – 2020 do Sinproquim.