O Sinproquim, entre outros serviços, oferece aos seus associados assessoria na área de logística – transporte, armazenamento, rotulagem e meio ambiente.
A engenheira Glória Benazzi, responsável pela área, representa o Sinproquim na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em órgãos públicos, como a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Participa da Câmara Ambiental das Indústrias Químicas e Petroquímicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e dos Grupos de Trabalho sobre Reclassificação de Resíduos Industriais como subprodutos (GT1) e Prazo de Validade de Produtos Químicos (GT2), ambos criados no âmbito dessa Câmara. As questões relacionadas a resíduos e prazo de validade têm impacto direto sobre a operação das empresas.
A assessora considera de fundamental importância que as empresas estejam atualizadas com as regulamentações para a adoção dos procedimentos corretos em suas operações.
A obrigatoriedade da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), bem como da Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e da rotulagem para resíduos constituem ferramentas para controle de produção, manuseio, transporte e, inclusive para o descarte dos resíduos industriais. O tratamento de resíduos é objeto de constante atenção, pois o descarte inadequado pode provocar sérios riscos ambientais.
Outra importante atividade sob a coordenação de Glória Benazzi são as reuniões com representantes de entidades congêneres com o objetivo de elaborar parecer conjunto a respeito de consultas públicas em andamento, bem como representar a entidade junto a órgãos públicos visando a melhoria da legislação.
O Sinproquim coloca suas assessorias à disposição das associadas no sentido de orientar e conduzir as empresas às boas práticas em suas atividades, proporcionando segurança, respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. O objetivo da entidade é criar e desenvolver mecanismos que demonstrem a importância dos produtos químicos para uma vida melhor, além do incremento da produtividade e maior competitividade.