As empresas associadas ou sindicalizadas ao Sinproquim contam com assessorias especializadas nas áreas tributária e jurídica, recursos humanos, economia, comércio exterior, logística e regulamentação. As assessorias do Sinproquim acompanham as propostas de mudanças na legislação e acontecimentos que possam influenciar, de forma positiva ou negativa, o desenvolvimento das empresas químicas, além de organizarem cursos e eventos sobre temas de interesse do setor e atualização profissional.
A Assessoria Tributária, Jurídica e de Recursos Humanos, que tem como responsáveis os advogados Enio Sperling Jaques e Elisa Jaques, assessora as empresas em suas práticas cotidianas no tocante a assuntos ligados à área de RH e políticas de compliance. Elabora estudos e dá suporte às negociações coletivas, entre outras ações.
No campo tributário e jurídico, a assessoria auxilia as empresas com a emissão de pareceres jurídicos sobre as corretas interpretações e alterações da legislação, bem como quanto a aplicação dos instrumentos coletivos de trabalho vigentes no âmbito da categoria. A assessoria atua coletivamente em prol da categoria no ajuizamento de dissídio coletivo, ações cautelares, mandados de segurança e demais recursos necessários para a defesa dos interesses coletivos, além de atuar perante o Ministério do Trabalho e Ministério Público, sempre objetivando a proteção dos interesses da categoria econômica química e petroquímica.
O economista Renato Endres responde pela Assessoria Econômica do Sinproquim. A área é responsável pela elaboração de estudos econômicos de interesse do setor químico e publicações como o Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo, recém-lançado. Produz também análises econômicas sobre o mercado interno com o objetivo de melhor compreender os rumos da economia e resguardar os interesses econômicos das empresas químicas e petroquímicas.
A coordenação da Assessoria de Comércio Exterior está a cargo do economista Wolfgang Lieb. A assessoria acompanha as negociações internacionais e a legislação sobre comércio exterior, elaborando pleitos setoriais apresentados ao governo e órgãos intervenientes, convida membros do governo para realizar apresentações e seminários sobre temas de interesse das empresas, organiza visitas ao Porto de Santos (Alfândega e Operadoras Portuárias) e atende a consultas específicas das empresas.
A Assessoria de Logística e Regulamentação, coordenada pela engenheira Gloria Benazzi, orienta tecnicamente as empresas em relação ao manuseio, armazenagem e rotulagem de produtos e resíduos perigosos visando o atendimento à legislação e às normas vigentes como forma de evitar penalizações e acidentes. Participa de reuniões com entidades e órgãos públicos, como a ANTT, Inmetro, Ibama, Polícia Federal, ANP, Cetesb, Secretaria dos Transportes e Polícia Civil, entre outros, apresentando propostas de alterações na legislação e nas normas técnicas como o objetivo de facilitar o atendimento às exigências legais por parte dos embarcadores. Elabora manuais e circulares, bem como organiza palestras para difundir informações sobre a legislação.
Todas as empresas associadas ou sindicalizadas podem pedir, gratuitamente, informações e dados às assessorias do Sinproquim. As solicitações podem ser encaminhadas por e-mail à entidade.