BNDES lança linha de crédito mais simples e ágil para micros e pequenas empresas

A linha BNDES Crédito Pequenas Empresas, lançada em 22 de março, vai oferecer um limite máximo de crédito de R$ 500 mil por cliente a cada 12 meses, com prazo máximo de até 60 meses e até dois anos de carência. O cliente contará com três opções de juros de referência: Taxa de Longo Prazo (TLP), Taxa Selic (TS) ou Taxa Fixa do BNDES (TFB), que sofrerá o acréscimo da remuneração do BNDES, de 1,45% ao ano, e da remuneração do agente financeiro, que é negociada diretamente com o cliente final. O BNDES estima que, na maior parte dos casos, os juros do financiamento deverão ficar em torno de 1,3% ao mês.

O BNDES garante que não há limite de valores destinados ao programa. A expectativa é de que a demanda chegue a R$ 1 bilhão rapidamente e, se necessário, serão disponibilizados mais recursos, caso a demanda seja maior. A BNDES Crédito Pequenas Empresas será oferecida por meio dos agentes financeiros credenciados que repassam recursos do BNDES e que começarão a disponibilizá-la nas próximas semanas. As empresas interessadas podem ir direto aos bancos ou acessar o Canal MPME, que permite encaminhar pedidos de financiamento a um ou mais bancos repassadores, selecionados conforme as necessidades de quem solicitar e de acordo com o perfil informado pelo tomador.