Representantes de vários setores estarão reunidos no dia 29 de novembro, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, para discutir a criação de diretrizes que visam a construção de um roteiro para a economia circular no Brasil. O diretor do Sinproquim, José Borges Matias, e o assessor de Economia e Conjuntura do Sindicato, Renato Endres, participarão do encontro. A economia circular é um conceito baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
O evento no BNDES tem como objetivo impulsionar estudos mais detalhados e iniciativas para o fomento da implementação de práticas circulares no Brasil. Com base nas conclusões dos debates, será estruturado um documento, que servirá como base para a apresentação em fóruns sobre o tema.
Mais que um canudinho
O Sinproquim também participou, no dia 13 de novembro, da audiência pública “Economia Circular, Muito Mais que um Canudinho”, realizada na Câmara Municipal de São Paulo. A audiência debateu, entre outros pontos, o projeto de lei do vereador Reginaldo Tripoli que pretende proibir o fornecimento de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo.