A Coalização Empresarial Brasileira (CEB) enviou ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo; e ao secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, carta afirmando que o início da presidência pro-tempore do Brasil e a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia criam uma oportunidade para que os quatro países do bloco avancem mais na agenda de integração interna, ao mesmo tempo em que mantenham ativa a agenda de negociações comerciais prioritárias. Na visão da CEB, o momento é favorável para que seja dado um forte impulso em direção a uma reforma na agenda econômica e comercial do Mercosul.
A CEB define quatro pontos como prioritários: manter as negociações comerciais no centro da agenda do Mercosul; concluir negociações no Mercosul para um protocolo amplo em facilitação de comércio e cooperação aduaneira; iniciar negociações no Mercosul de um protocolo em barreiras técnicas e medidas sanitárias e fitossanitárias; e estabelecer metas comuns de indicadores macroeconômicos para os países.
Na carta, a CEB reforça ainda o pleito de que o governo promova mais transparência e interação com setor empresarial em relação às discussões no âmbito do Grupo Ad Hoc para Examinar a Consistência e Dispersão da TEC (GAHEC), tema crucial para a segurança jurídica e capacidade de competição de muitos setores.