O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, que reconhece as melhores iniciativas do setor industrial na área da sustentabilidade, recebeu este ano a inscrição de 70 projetos apresentados por 64 empresas. Foram vencedoras da premiação a Clarios, na categoria empresa de grande porte; a Bioosolvit Soluções, na categoria pequeno porte. A Clarios atua no segmento de soluções de energia para veículos automotores e a Biosolvit no campo da biotecnologia aplicada à sustentabilidade. A Votorantim, que atua em vários setores, venceu a premiação na categoria responsabilidade socioambiental com o projeto “Legado das Águas”, maior reserva privada de Mata Atlântica do País.
O presidente do Sinproquim e diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp e do Ciesp, Nelson Pereira dos Reis, que presidiu a cerimônia de premiação, afirma que toda empresa trabalha forte para ampliar a produção, mas isso precisa ser feito de modo sustentável para o meio ambiente, respeitando o que uma sociedade depende para sobreviver, como o abastecimento de água e energia. “É por essa razão que a Fiesp estimula a indústria paulista a criar soluções para continuar atuando de forma eficiente, com a consciência necessária”, ressaltou Reis.
Menção honrosa
Na categoria grande porte, foram concedidas menções honrosas à Raizen Energia, 3M do Brasil, Embraer, Toyota do Brasil e Procter & Gamble. As empresas A.D.N Comércio de Máquinas e Equipamentos e R.S. de Paula Indústria e Comércio Gráfico receberam menções honrosas na categoria pequeno porte. Basf, Procosa Produtos de Beleza, Flextronics International Tecnologia, Unilever Brasil e Visafértil Indústria e Comércio de Fertilizantes Orgânicos conquistaram menção honrosa na categoria de responsabilidade socioambiental.