Cresce a intenção de investimentos, mas empresário industrial ainda está cauteloso

Pesquisa realizada pela Fiesp com 447 empresas indicam que as projeções de investimento em 2019 sofreram impacto positivo da expectativa de retomada da atividade industrial este ano. Um número maior de empresas tem a intenção de investir em 2019 (57,0% em 2018 e 67,8% neste ano). A parcela do faturamento a ser investida também será maior (3,4% em 2018 e 4,2% em 2019). O valor investido este ano deve ter um aumento de 26,8%. Apesar de significativo, este aumento ocorre sobre uma base muito baixa: os 3,4% do faturamento investidos em 2018 correspondem a quase metade da série histórica (6,7%) e os 4,2% pretendidos em 2019 ainda são o segundo menor valor da série. 

As estratégias de investimento da indústria em 2019 refletem o cenário de recuperação da economia envolto ainda em muita incerteza. Apesar do aumento da intenção de investimentos este ano, o empresário industrial ainda está bastante cauteloso. O aumento da eficiência produtiva e a redução de custos são os objetivos principais do investimento. Assim, a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos ganha importância entre as necessidades das empresas em detrimento da ampliação da capacidade produtiva. 

Os resultados da pesquisa mostram que o investimento em máquinas e equipamentos deve ser R$ 16,2 bilhões maior em 2019 do que no ano passado, permanecendo como o principal componente dos investimentos, e que devem crescer os investimentos em inovação e em pesquisa e desenvolvimento.