Uma marca forte tem maior facilidade de fidelizar clientes e com isso defender o seu mercado, afirmou o chief designer da TOQ Design, Marcelo Cabral, em webinar promovido pelo Sinproquim
A importância da marca para vencer a batalha contra a concorrência. Esse foi o direcionamento da apresentação do chief designer da TOQ Design, Marcelo Cabral, durante o webinar “A Química da Marca”, promovido pelo Sinproquim esta semana. O executivo explicou como é possível construir, com base no conhecimento de mercado, uma boa imagem, como consolidar a identidade, e como gerar mais valor para uma empresa.
Para o webinar, Cabral acessou o site de 97 empresas associadas ao Sinproquim para analisar como cada uma se relaciona com a sua marca. Constatou que 51% são brasileiras e 49% estrangeiras e que mais de 70% das companhias nacionais têm pouca ou nenhuma preocupação em trabalhar sua identidade, não usando-a de forma estratégica para o negócio. Segundo o especialista, apenas pouco mais de 12% delas trabalham de forma profissional a valorização das suas marcas, enquanto nas empresas estrangeiras o cenário é completamente diferente: 50% têm um trabalho muito consistente com relação à marca e apenas 18% não trabalham esse aspecto de forma profissional.
“Isso nos mostra uma diferença cultural muito grande. Apenas algumas empresas já entenderam a importância de viver a cultura da marca. Isso talvez aconteça por conta de um passado recente: até a década de 1990, o Brasil vivia com acesso reduzido à tecnologia, profissionais qualificados mais escassos e isso fez com que essas empresas abraçassem a cultura da produção, ou seja, produzir com qualidade, respeitando prazos, já era um diferencial”, explicou Cabral.
Uma marca forte tem maior facilidade de fidelizar clientes e com isso defender o seu mercado; a boa reputação ajuda a potencializar novos negócios não só entre os clientes com que já se atua, mas também em novas oportunidades; facilita a abertura, que pode ser regional ou de uma nova linha de produtos para o portfólio; a reputação vai conferir qualidade a esse novo produto e também contribui para aumentar o valor absoluto da empresa, que passa a valer muito mais que seus ativos.