Executivos do Sinproquim prestigiam os 75 anos da Solvay em Paulínia

Empresa amplia investimentos alinhados à ‘química verde’ 

O presidente do Sinproquim, Nelson Pereira dos Reis, o diretor-executivo, Ricardo Neves e o Assessor Econômico, Renato Endres estiveram no dia 14 de dezembro em Paulínia, interior do Estado de São Paulo, para conhecer os novos investimentos da Solvay, que está completando 75 anos de presença na cidade e tem como objetivo tornar o conjunto industrial ali instalado no mais completo ‘site verde’ da companhia em todo o mundo. 

O mais recente investimento, da ordem de R$ 30 milhões, será destinado à duplicação da capacidade de produção do solvente sustentável Augeo, obtido a partir de fonte renovável. O solvente é indicado para diversas aplicações em tintas e vernizes, couro, madeira e em produtos para limpeza doméstica e aromatizantes de ambientes. 

Além de aumentar a capacidade de produção do Augeo, a Solvay deu início à produção de sílica de alto desempenho (HDS, na sigla em inglês) para aplicação nos chamados pneus verdes, que reduzem o consumo de combustíveis e de emissões de CO2. A empresa tambémestá definindo um projeto de bioenergia que envolverá a conversão das caldeiras a gás para biomassa. 

No Centro de Pesquisas e Inovação, instalado dentro do conjunto, a empresa colocou em operação o Laboratório de Biotecnologia Industrial, que tem como foco exclusivo a pesquisa de novas moléculas obtidas a partir de biomassa e sua transformação em produtos inovadores e sustentáveis. 

“São iniciativas e investimentos que mostram a estratégia que estabelecemos para Paulínia: impulsionar o seu crescimento e fazê-lo em sintonia com a química sustentável”, disse José Borges Matias, presidente do Grupo Solvay na América Latina.