Exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” foi montada na USP durante a realização da Olímpiada de Química do Estado de São Paulo

A montagem da exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” na Biblioteca do Conjunto das Químicas da USP atraiu não apenas os estudantes que participaram, no dia 10 de junho, da fase final da Olímpiada de Química do Estado de São Paulo. O professor Ivano Gutz, coordenador da Olímpiada de Química de São Paulo, observa que nos dias em que a mostra ficou aberta à visitação (de 8 a 10 e dias 12 e 13 junho), professores e estudantes do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, bem como alunos de outras áreas e frequentadores da biblioteca, foram conhecer a exposição. “Todos gostaram dos materiais expostos e muitos solicitaram exemplares da publicação com o conteúdo da mostra”, ressalta Gutz, observando que a exposição, caso haja oportunidade, poderá ser montada outra vez na USP.

As Olímpiadas de Química são organizadas no Brasil desde 1986 e envolvem, anualmente, cerca de 16 mil estudantes do nível médio e das séries finais do ensino fundamental dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O evento é dividido em fases regionais, estaduais e nacional. Os estudantes classificados recebem prêmios e medalhas e os vencedores da fase nacional podem participar da Olímpiada Ibero-Americana de Química e da Olímpiada Internacional de Química, que reúne estudantes de 80 países.

A mostra criada pelo Sinproquim tem caráter itinerante. A montagem da exposição na USP foi patrocinada pela Braskem, que levou para o local, no dia 10, sábado, óculos de realidade virtual para que os visitantes pudessem fazer um tour por instalações industriais da empresa. A exposição já foi montada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Colégio Miguel de Cervantes e, agora, na USP. Em agosto, a mostra poderá visitada pelos participantes do Lubgrax Meeting – Fórum Executivo e de Negócios em Lubrificantes, Fluidos, Óleos e Graxas, que será realizado no Espaço Fecomércio, nos dias 16 e 17 de agosto.

Patrocinada pelas empresas Birla Carbon, Braskem, Cabot, Clariquímica, Ecolab, Rhodia e Unipar Carbocloro, a exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” destaca, por meio de imagens e textos, como os produtos químicos são utilizados pelo homem desde os tempos mais remotos e como são úteis no lar, nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, no campo, no lazer e na saúde, impulsionando pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos. Os visitantes também podem assistir a vídeos mostrando as aplicações dos elementos químicos que figuram na Tabela Periódica.