Fiesp faz consulta a empresas sobre acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a Coreia do Sul

O Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está realizando uma pesquisa para analisar preocupações e interesses dos diversos segmentos da indústria em relação ao acordo de livre-comércio que está sendo negociado entre o Mercosul e a Coreia do Sul. O Derex elaborou um questionário que pode ser respondido até o dia 3 de setembro e disponibilizou dados sobre o comércio entre o Brasil e a Coreia do Sul. As respostas ao questionário serão tratadas de forma agregada, por segmento de atuação.

O acordo entre Mercosul e Coreia do Sul está sendo negociado desde 2018. Após uma paralisação de 18 meses em virtude da pandemia de covid-19, as rodadas de negociações foram retomadas no final de maio deste ano. A Argentina retirou-se das negociações de bens e de regras de origem no final de 2020, em um movimento de flexibilização inédito no Mercosul. Por outro lado, Brasil, Paraguai e Uruguai atuam para obter avanços. O Brasil e seus sócios do Mercosul já realizaram uma primeira oferta de abertura comercial, cujos detalhes não são públicos.