Deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico no Estado de São Paulo (FPQ-SP) visitaram o Polo Petroquímico do ABC.
O diretor-executivo do Sinproquim, Ricardo Neves de Oliveira, acompanhou a visita do coordenador da Frente Parlamentar da Química, deputado Luiz Turco, acompanhado dos deputados estaduais Luiz Fernando Teixeira Ferreira e David Zaia ao Polo. A visita, realizada no dia 19 de outubro, teve como objetivos a troca de informações e uma discussão sobre a cadeia produtiva do setor químico na região e seus desafios. Composto por mais de 10 empresas e com 45 anos de existência, o Polo Petroquímico é de grande importância para a economia do País e para o orçamento das cidades do ABC. No caso de Santo André e de Mauá, a geração de tributos do Polo representa, respectivamente, 30% e 60% dos orçamentos dessas cidades. Além disso, o Polo conta com mão de obra qualificada, gerando mais de 10 mil empregos.
Também participaram da visita às instalações do Polo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, Ailton Lima; e seu secretário adjunto, Evandro Banzato; o integrante do Consórcio Intermunicipal do ABC, Flavio Palácio; e Francisco Séergio Ruiz, gerente-executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIC ABC).
O grupo de deputados e executivos do setor químico foram recepcionados pela equipe da Braskem, na liderança de Luiz Pazin, diretor industrial, e Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da petroquímica.