Por meio do Decreto nº 9.195/2017, de 9 de novembro de 2017, o governo instituiu o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações, o Sem Barreiras. O sistema é um canal de diálogo com o governo federal para tratar de medidas externas que dificultam o acesso de exportações brasileiras aos mercados internacionais. O Sem Barreiras possibilita o acompanhamento das ações adotadas pelo governo para eliminação dessas medidas ou redução dos seus efeitos. O sistema também possibilita a associações de classe, empresas e outros usuários registrar as barreiras comerciais enfrentadas por produtos brasileiros durante o processo de exportação para qualquer país do mundo.
A criação do sistema é um importante e antigo pleito da indústria no tema de acesso a mercados com alta prioridade, como a Agenda Internacional da Indústria, Propostas aos Presidenciáveis e a agenda do Grupo de Trabalho de Barreiras e Facilitação do Comércio (GTBFAC).
O Sem Barreiras é resultado de um esforço conjunto do governo com as associações setoriais, principalmente por meio do GTBFAC, federações das indústrias e empresas. O sistema contribuirá para identificar barreiras em terceiros mercados, garantindo o maior acesso dos produtos e serviços brasileiros.
A CNI desenvolveu materiais de apoio, como o Manual sobre Barreiras Comerciais e aos Investimentos , e o curso de educação a distância sobre o mesmo tema, que será oferecido periodicamente pela Unindústria. Esses materiais são extremamente úteis para auxiliar na identificação de possíveis barreiras e na inclusão das principais informações no Sem Barreiras.