0 ano 2020 ficará para sempre marcado na história da humanidade. O coronavírus vitimou, até agora, mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo e o número de infectados ultrapassa os 73 milhões. No Brasil, são mais de 183 mil mortes. Os efeitos sociais e econômicos da pandemia são gigantescos e ainda precisam ser melhor dimensionados. No entanto, graças aos esforços da ciência, da indústria, de organismos internacionais e de governantes, imunizantes contra essa terrível doença foram desenvolvidos em tempo recorde e começam a chegar às pessoas. Ainda vai levar um tempo para voltarmos à normalidade, mas os primeiros passos dessa importante jornada foram dados.
A Química, mais uma vez, revelou a sua importância para o homem. Não apenas por ter sido essencial na formulação de vacinas contra o covid-19, mas também pela produção de centenas de artigos usados no combate à doença, do álcool em gel a máscaras e roupas de proteção, de seringas a materiais empregados em respiradores. A indústria química e sua capacidade de inovação são cruciais tanto para o combate ao coronavírus e outras doenças como para a retomada econômica que virá após a humanidade vencer mais esse grande desafio.
Todos nós tivemos que nos adaptar à realidade imposta pela pandemia. Aqui no Sinproquim, apesar de todas as dificuldades geradas pela crise sanitária, conseguimos manter o atendimento às empresas associadas e o apoio à indústria química paulista, informando e orientando sobre as mudanças na legislação e no cenário econômico, encaminhando dados e sugestões às autoridades públicas e às empresas do setor. A nova realidade levou o Sinproquim a negociar com os sindicatos trabalhistas alterações e ajustes nas convenções coletivas de trabalho com vistas à redução de custos para a indústria e a manutenção dos empregos.
Quero agradecer às empresas associadas pelo apoio às ações do Sinproquim, bem como à diretoria e à equipe de profissionais da entidade pelo excelente trabalho realizado durante o ano. Muito foi feito em 2020. E muito há a fazer em 2021 para garantir a retomada econômica.
Desejo a todos boas festas e um excelente ano, com saúde, paz e prosperidade.
Nelson Pereira dos Reis
Presidente