Índice de confiança do empresário industrial tem aumento expressivo em novembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 63,2 pontos em novembro de 2018, o maior valor para o índice desde setembro de 2010, quando registrou 63,3 pontos. O ICEI encontra-se 6,7 pontos acima do registrado em novembro do ano passado e 9,0 pontos acima de sua média histórica. O aumento da confiança entre outubro e novembro é de 9,5 pontos, o maior crescimento entre dois meses consecutivos desde o início da série mensal, em 2010.  

O aumento da confiança em novembro decorre da melhora das expectativas e pela avaliação mais positiva das condições de negócio. A confiança cresceu em todos os segmentos industriais. Na indústria de transformação, o ICEI chegou a 63,8 pontos em novembro, 9,9 pontos acima do resultado de outubro de 2018 e 6,9 pontos superior ao de novembro de 2017. 

Utilizado para identificar mudanças na tendência da produção industrial, o ICEI é calculado com base em sondagens realizadas nacionalmente. Segundo a CNI, empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender ao esperado crescimento da demanda.