LANXESS lança compósito com fibra natural

• Combinação de ácido polilático e tecidos de linho
• Design leve com boa resistência e rigidez
• Aparência de fibra de carbono natural

São Paulo, 24 de novembro de 2021 – A sustentabilidade é uma parte essencial de como a LANXESS faz seus negócios, centrada principalmente na proteção do clima, na eficiência energética e na economia circular. A empresa está avançando nos esforços para usar matérias-primas de base biológica e renováveis ​​para conservar recursos e garantir que seus próprios processos de produção não dependam mais de fontes fósseis. Um bom exemplo disso é um novo produto na linha de compósitos termoplásticos reforçados com fibra contínua da Tepex. “Combinamos tecidos feitos de fibras naturais de linho com ácido polilático de base biológica como material de matriz e, assim, desenvolvemos um composto fabricado inteiramente com recursos naturais. Agora podemos produzi-lo com um nível de qualidade adequado para produção em grande escala”, explica o Dr. Stefan Seidel, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Tepex na LANXESS.

Fibras de linho de baixa densidade As fibras de linho têm uma densidade significativamente menor do que as fibras de vidro. Os compósitos feitos com essas fibras são, portanto, visivelmente mais leves do que suas contrapartes reforçadas com fibra de vidro. As fibras de linho são utilizadas na forma de tecidos reforçados com fibras contínuas. Isso permite que os biocompósitos demonstrem o excelente desempenho mecânico típico da Tepex, que se baseia principalmente nas fibras contínuas dispostas em direções específicas. A rigidez específica do peso do biocompósito é comparável àquela das variantes de material reforçado com fibra de vidro equivalente. Projetar os componentes compostos para se adequar às cargas esperadas permite que a maior parte da força seja transferida através das fibras contínuas. De acordo com Seidel, “Isso garante que as características de alta resistência e rigidez dos plásticos reforçados com fibra sejam alcançadas.”

Para ser utilizado em carros, indústria, eletrônicos e esportes
Quando combinado com plásticos de matriz transparente, como ácido polilático, o tecido de linho de reforço produz superfícies com uma aparência de fibra de carbono natural marrom. “Essa aparência destaca a origem natural das fibras e de todo o composto e cria um apelo visual agregado em artigos esportivos, por exemplo”, explica Seidel. Além de equipamentos esportivos, o novo biocompósito poderia ser usado em carros, como na fabricação de peças internas, ou em eletrônicos para a produção de peças como componentes de carcaças.

Fácil de reciclar
Como as variantes do Tepex baseadas exclusivamente em matérias-primas fósseis, os novos biocompósitos podem ser completamente reciclados como sistemas puramente termoplásticos como parte de ciclos de material de ciclo fechado. “Sobras e resíduos de produção podem ser regranulados e facilmente moldados por injeção ou extrudados, sozinhos ou misturados com novos materiais compostos não reforçados ou com fibras curtas”, diz Seidel.

A médio prazo, a LANXESS planeja usar outros termoplásticos de base biológica, como a poliamida 11 e outras fibras naturais e recicladas na produção de Tepex.

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre a linha de produtos Tepex e designs leves da LANXESS aqui.


Sobre a LANXESS:
A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas
Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.