“Não é preciso gastar R$ 25 mil para obter informações para tomada de decisão”, diz Feliciano Santos, que palestrará no Sinproquim dia 31

Sindicato receberá especialistas que tratarão sobre ferramentas de business intelligence capazes de traduzir dados técnicos e orientar os empresários; inscrições ainda estão abertas, basta clicar aqui

 Pequenas e médias empresas assumem um importante papel na economia brasileira, respondendo pela maior fonte de renda e empregos do país. Segundo informações da auditoria e consultoria PwC Brasil, das mais de 6 milhões de companhias nacionais, quase 500 mil são pequenas e médias. Em necessidade constante de redução de despesas, muitas vezes elas declinam de análises de dados fundamentais para sua saúde financeira. Porém, é preciso salientar que há opções bastante acessíveis para quem quer traçar estratégias fundamentadas em informações relevantes. “Não é preciso gastar R$ 25 mil para levantar informações para a tomada de decisão”, afirma Feliciano Santos, administrador e sócio da Biz.U Consulting, que palestrará no Sinproquim no próximo dia 31.

 O evento intitulado “Como controlar a rentabilidade da sua empresa usando ferramentas de gestão” trará explicações sobre a importância do conhecimento aprofundado dos negócios com base em dados contábeis e financeiros. “Muitas vezes o empresário, por falta de conhecimento, passa a desempenhar abaixo do ideal sem ao menos ter essa percepção. Uma empresa que cresce 8%, por exemplo, pode acreditar que está em um ótimo patamar. Mas, se ela souber que sua concorrência cresceu 15%, notará que precisa evoluir”, explica Santos ao mencionar que a ferramenta desenvolvida pela Biz.U Consulting cria painéis gráficos com os principais indicadores contábeis e financeiros, podendo também auxiliar o empresário com esse benchmarking, processo de comparação de produtos, serviços e práticas que contribui de forma eminente para a gestão.

Com participação de 30% no PIB do país, segundo dados da PwC Brasil, esses empresários de pequenas e médias empresas detêm um poder muito grande em suas mãos. Porém, com as demandas do dia a dia e, muitas vezes, por falta de assessoria, acabam perdendo oportunidades de melhor gerir os negócios, o que reflete em estagnação e leva a caminhos pouco produtivos.

 As ferramentas de business intelligence têm como principal objetivo traduzir os dados que já são obtidos pelo contador das pequenas e médias empresas, apresentando-os por meio de painéis gráficos mais facilmente interpretáveis. Além disso, são automatizadas e não demandam novas rotinas. “Não podemos colocar para funcionar ferramentas que dão trabalho ao cliente. Principalmente aos profissionais das pequenas e médias empresas que trabalham, na maioria das vezes, com deficit de funcionários. Encontramos, então, uma maneira de fazer essa interpretação dos indicadores sem gerar trabalho para nenhuma das pontas”, finaliza Santos.

 O workshop “Como controlar a rentabilidade da sua empresa usando ferramentas de gestão” também contará com a participação de Fabio Rodrigo Pereira Sobreira, que é contador, consultor, especialista em IFRS (International Financial Reporting Standards) e sócio de Santos na Biz.U Consulting.

 As inscrições seguem abertas e são gratuitas. Clique aqui e inscreva-se. O evento será realizado a partir das 8h30 da terça-feira, 31 de julho, no auditório do Sindicato.