O engajamento dos funcionários e colaboradores é um fator crítico para o sucesso dos Programas de Integridade; não adianta ter uma série de políticas e processos se não existe um forte comprometimento por parte de todos os envolvidos.
Mas como uma empresa poderia conseguir este nível de engajamento por parte de todos os seus funcionários e colaboradores? Será que eles se comprometeriam com o Código de Ética e Conduta ou continuariam seguindo cegamente as ordens de seus superiores sem considerar possíveis atos antiéticos ou riscos latentes?
A partir do momento em que os funcionários e colaboradores assinam um termo de compromisso em relação ao Código de Ética e Conduta, eles têm a obrigação de agir de forma apropriada e reportar possíveis ações ilícitas ou antiéticas. Só que em muitos casos eles não conseguem entender a importância de um Programa de Integridade ou simplesmente não acreditam que o programa implantado é para valer.
Por outro lado, funcionários e colaboradores estariam assumindo o risco de serem considerados cúmplices por omissão sobre ações ilícitas ou antiéticas se decidirem não reportar algo que ocorre no seu entorno.
Seguem algumas ideias para trabalhar sobre o engajamento:
Trabalhar sobre o treinamento e comunicação. O treinamento deve ser o mais interativo possível, com a discussão de casos teóricos e reais. Trabalhar com turmas pequenas poderia facilitar mais esta interação. Outro aspecto importante é preparar algo dinâmico e de fácil entendimento, que deve ser periódico e contínuo.
Suporte da alta direção da empresa. O exemplo vem de cima, ou como se fala em inglês “tone from the top”. A mensagem deve ser homogênea e mostrar que a alta direção da empresa suporta e lidera o Programa de Integridade. Isso pode ser demonstrado em reuniões regulares, abertura de treinamentos, reuniões e convenções de discussão de resultados ou mesmo conversas informais com funcionários, colaboradores, clientes e parceiros de negócio.
Promova os canais de comunicação. É recomendável designar líderes aptos a esclarecer dúvidas ou orientar em assuntos relacionados ao Código de Ética e Conduta. Também é necessário desenvolver um eficaz Canal Ético onde exista a possibilidade que um denunciante realize uma comunicação anônima e que este receba um retorno. Por último, é necessário promover e formalizar a “Não Retaliação” dentro do Código de Ética e Conduta, no caso de algum funcionário ou colaborador levantar a mão.
Cumpra as regras que foram definidas. As regras devem ser claras e divulgadas adequadamente. E no caso de algum incidente a empresa tem que cumpri-las, ou seja, há casos em que pode haver a tendência de “colocar panos quentes” ou “abafar algumas situações”. A mensagem que se passa nestas ocasiões é muito negativa, as pessoas entendem que não vale a pena se expor, o que pode gerar um ambiente de indiferença em relação ao Programa de Integridade.
A área de Compliance tem participação fundamental neste processo, circulando pelas áreas, participando de conversas, organizando reuniões e sendo um porta voz de integridade dentro da empresa.