Plataforma da CNI para a emissão de certificado de origem digital é modernizada

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) modernizou a plataforma para a emissão do Certificado de Origem Digital (COD), documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países. A nova identidade visual tornou a plataforma mais ágil e intuitiva, facilitando a emissão do certificado por exportadores brasileiros.

No primeiro quadrimestre deste ano, a emissão de certificados de origem digital pela CNI mais que dobrou na comparação com o mesmo período de 2019. O salto registrado foi de 116%. Além do benefício econômico, no contexto da covid-19, o COD reduz a circulação de papeis e pessoas que podem se tornar vetores da doença.

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios, coordenada pela CNI. Presente nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, ela promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades. Em casos específicos, a depender do acordo comercial entre os países, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias.