Rhodia faz parceria com Compass e entra no mercado livre de gás natural

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, será a primeira indústria no Estado de São Paulo a ingressar no mercado livre de gás natural.

A empresa assinou um pré-contrato com a Compass Gás & Energia, com previsão de fornecimento a partir de 2023, por meio do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP) que está sendo instalado pela Compass em São Paulo.

O gás natural é um insumo fundamental para a indústria química – é uma fonte energética segura, eficiente e mais limpa que outros combustíveis. O pré-contrato representa um grande passo para a abertura do mercado de gás no Brasil, com mais segurança energética e competitividade.

Para além da nova parceria, a comercializadora da Compass continua trabalhando para construir um portfólio de suprimento diversificado, com gás do pré-sal e da Bolívia. Se novas negociações avançarem antes da entrada em operação do terminal de GNL, o fornecimento à Rhodia pode ser antecipado.

“A participação no “Novo Mercado Livre de Gás” é uma demonstração de nossa confiança nas possibilidades de crescimento do setor industrial no Brasil através do acesso a este novo mercado. A parceria vai proporcionar maior competitividade para nós e a previsibilidade para planejar os nossos negócios, a partir do fornecimento de gás por um operador experiente no setor”, afirma Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.

A Rhodia é uma grande consumidora de gás para fins industriais no Brasil. A empresa, que atua nos setores químico e têxtil há mais de 100 anos no Brasil, conta com unidades industriais modernas, que seriam muito mais capazes de competir em igualdade com seus pares internacionais, caso o acesso a matérias-primas e energia sejam garantidos a custos e processos mais adequados.

“Nós entendemos que maior competitividade da indústria brasileira significa mais possibilidades de novos investimentos no País. Nós temos em nosso pipeline diversos projetos em diferentes segmentos do setor químico dependentes de melhor acesso a fontes de energia”, completa Daniela Manique.

 Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148