Sinproquim comemora 90 anos de atividades em defesa da indústria química paulista

O Sinproquim comemora em 2021 nove décadas de muita luta em defesa da indústria química e de variadas ações para o fortalecimento do setor. Nesses 90 anos de história, o Sinproquim participou ativamente dos grandes debates nacionais, trabalhando pela viabilização de projetos, auxiliando empresas em questões legais, ambientais e trabalhistas, incentivando investimentos e estimulando a formação e qualificação de mão de obra, entre muitas outras iniciativas.

O Syndicato dos Industriaes de Productos Chimicos e Pharmaceuticos do Estado de São Paulo, fundado em 1931, deu origem em 1940 ao Sinproquim, após a reforma da Lei Sindical no governo Getúlio Vargas. O primeiro presidente da entidade nessa nova fase foi José Ermírio de Moraes, da Nitro Química, reconduzido ao cargo por diversos mandatos até ser sucedido por Júlio Sauerbronn de Toledo, da Rhodia, em 1956, que dirigiria a entidade até 1977. Edgardo de Azevedo Soares Junior, da Elekeiroz, presidiu a entidade de 1977 a 1985 e Decio de Paula Leite Novaes, da Union Carbide/Resinor, de 1985 a 2007. O atual presidente do Sinproquim é Nelson Pereira dos Reis, da Quirios/Nutriplant, eleito para seu primeiro mandato em 2007.

O conhecimento da história do Sinproquim amplia a compreensão sobre o processo de industrialização do País, notadamente do Estado de São Paulo, e sobre os grandes desafios enfrentados por um setor responsável pelo fornecimento de produtos essenciais a todas atividades, da agricultura à indústria de ponta. Com a expansão da indústria química no País nasceria em 1964, a partir do Sinproquim, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), com a missão de representar os interesses dos associados de todo o País, tanto interna como externamente.

A indústria química paulista e brasileira enfrenta atualmente muitos desafios, como o alto custo das matérias-primas básicas e da energia, um sistema tributário caótico, a ineficiente infraestrutura e uma concorrência externa em muitos casos predatória, para citar apenas alguns exemplos. Muitos outros desafios foram enfrentados e vencidos ao longo desses 90 anos de existência do Sinproquim. Com união e inovação, os atuais desafios também serão superados, evitando o fechamento de muitas empresas e o aumento da dependência externa do País por matérias-primas e insumos básicos.