Mais de 100 pessoas, incluindo parlamentares que integram a Frente Parlamentar da Química em São Paulo, dirigentes de entidades patronais e de empresas do setor químico, participaram da abertura oficial da exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor”. A mostra, que integra as atividades de comemoração dos 85 anos de existência do Sinproquim – Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo, ficará aberta à visitação pública até o dia 7 de abril, no Espaço Cultural V Centenário, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). As visitas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas. O acesso é gratuito.
Na abertura da exposição, o presidente do Sinproquim, Nelson Pereira dos Reis, destacou os avançados processos utilizados pela indústria química para a formulação de produtos utilizados em praticamente todas as atividades produtivas e também pelos consumidores em seus lares, no trabalho e no lazer. “Os produtos químicos são essenciais para impulsionar a atividade econômica e para o bem-estar humano”. Nelson Reis ressaltou ainda que a indústria química paulista é extremamente diversificada. “São cerca de mil empresas que fornecem uma grande variedade de produtos químicos, para o Brasil e para o exterior, gerando emprego e renda.”
O coordenador da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, Luiz Turco, enfatizou que a indústria química de São Paulo emprega diretamente cerca de 250 mil pessoas e que os deputados da Frente Parlamentar têm discutido medidas que incentivem o crescimento do setor e a criação de empregos. Ele sugeriu ainda que a exposição seja levada a faculdades e escolas de ensino médio para incentivar o estudo da Química, a formação de novos profissionais na área e para mostrar a relevância da contribuição dada pelo setor em termos de inovação e de melhoria da qualidade de vida. Também discursaram na abertura da exposição os deputados Edson Giriboni, Luiz Fernando e David Zaia.
A mostra, que tem caráter itinerante, destaca por meio de imagens e textos como os produtos químicos são utilizados pelo homem desde os tempos mais remotos e como são úteis no lar, nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, no campo, no lazer e na saúde, impulsionando pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos. Os visitantes também podem assistir a vídeos mostrando as aplicações dos elementos químicos que figuram na Tabela Periódica e retirar um folder com todo o conteúdo da mostra.
A exposição, organizada pelo Sinproquim em conjunto com a Frente Parlamentar da Química em São Paulo, tem como patrocinadores as empresas Birla Carbon, Braskem, Cabot, Clariquímica, Ecolab, Rhodia e Unipar Carbocloro. São apoiadores a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp) e do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp).
Para mais informações sobre a exposição, contate o Sinproquim pelo e-mail sinproquim@sinproquim.org.br ou pelo telefone (11) 3469-0455.
Grupos de estudantes interessados em visitar a exposição devem agendar dia e horário diretamente com o Sinproquim.
Assista a matéria feita pela TV Assembleia sobre a exposição