O desenvolvimento e a implantação de um código de ética pelas empresas, a importância da análise das demandas apresentadas pelos canais de denúncia, bem como a divulgação de orientações aos colaboradores e ao público sobre o uso adequado desses canais; a necessidade de uma detalhada avaliação de riscos para a implementação de técnicas de conformidade e de um envolvimento amplo dos colaboradores e dos dirigentes para o fortalecimento do programa foram alguns dos temas tratados na primeira reunião da Comissão de Compliance, que acaba de ser instalada pelo Sinproquim.
Na reunião realizada no dia 11 de abril, Renato Endres, diretor-executivo do Sinproquim, destacou que o objetivo do grupo, formado por representantes de empresas associadas à entidade, é o de criar um fórum de discussões sobre o tema, auxiliando a indústria química paulista na implantação de programas de conformidade visando ao cumprimento de normas legais e regulamentares, bem como as políticas e diretrizes estabelecidas para os negócios e atividades. “Compliance é um tema de grande relevância para as empresas como forma de prevenir conflitos e acidentes, o que resulta em mais segurança e menores custos”, afirma Endres.
A coordenação do grupo ficará a cargo de dois representantes da Comissão e de um vice-coordenador. A Comissão contará com o apoio da Comp9, empresa especializada na implantação e monitoramento de programas de integridade e compliance. A Comissão de Compliance – Sinproquim está aberta à participação das empresas associadas à entidade.
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