Sinproquim participa do II Fórum de Competitividade da Indústria Química

O diretor-executivo do Sinproquim, Ricardo Neves de Oliveira, esteve presente no II Fórum de Competitividade da Indústria Química, dirigido pela Frente Parlamentar da Química (FPQ) e organizado pela Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS, em Porto Alegre.

Temas como energia, pesquisa e inovação, gás natural como matéria-prima, logística e licenciamento ambiental foram amplamente discutidos no encontro. “O fórum é mais um esforço, dentro da cruzada da indústria química em prol do aumento de sua competitividade”, afirmou João Paulo Papa (PSDB/SP), presidente da Comissão Executiva da FPQ.

Ficou clara a importância de que o setor esteja incluído em pautas duradouras, com planos estratégicos e operacionais de Estado e não só de governos, tal como enfatizou Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre.

No Fórum, Newton Mario Battastini, presidente do Sindiquim – Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul, entregou oficialmente às autoridades do governo do estado do Rio Grande do Sul o documento “A construção de um Novo Polo de Química”, que é um estudo muito interessante de viabilização de construção de um polo químico em Montenegro (RS), aproveitando as vantagens da proximidade do polo petroquímico.

Hoje, o setor industrial químico do Rio Grande do Sul tem um faturamento anual de R$ 67 bilhões, com 18 mil empregos diretos, segundo Battastini. O objetivo do projeto é que se instalem indústrias de segmentos químicos, tais como tintas, cosméticos, saneantes e defensivos, aproveitando-se as facilidades de infraestrutura e utilidades, tais como a CETEL – Centro de Tratamento de Efluentes, energia competitiva, gás natural e logística fluvial inbound e outbound.

Durante o Fórum, o Sinproquim criou um vínculo com Battastini no sentido de aproximação das duas entidades, visando troca de experiências e complementariedade de ações.