Sistema de fundição de PU com mistura a quente e cura a frio gera economia de energia

• Novo sistema de PU 3K MDI da LANXESS gera economia significativa de energia e reduz as emissões de CO2

• Facilidade no processamento e EH&S aprimorado

• Desempenho do elastômero semelhante ao sistema de cura a quente equivalente


São Paulo, 11 de novembro de 2021– A LANXESS desenvolveu um sistema de mistura a quente e cura a frio para elastômeros de PU. Com essa nova tecnologia, um pré-polímero Vibrathane MDI Éter pode ser curado com o novo Vibracure à temperatura ambiente, proporcionando facilidade no processamento, economia de energia, melhoria de EH&S e uma redução significativa das emissões de CO2.


Uma combinação de facilidade no processamento e EH&S aprimorado
Como o novo sistema Vibrathane & Vibracure é curado à temperatura ambiente, as mesas térmicas ou estufas, diminuindo significativamente o risco de queimadura associado a superfícies quentes e, portanto, trazendo mais segurança ao operador. O novo pré-polímero à base de MDI Éter também facilita a fabricação de peças maiores e complexas, como tubos de mineração, cujo processo de cura é sempre desafiador e a produtividade é limitada pelas dimensões do equipamento.


Economia significativa de energia
O consumo de energia sempre chamou a atenção de nossos clientes processadores de poliuretano, pois representa uma proporção significativa dos custos totais de fabricação. Dependendo das instalações da planta de poliuretano, esse sistema pode gerar economias de até 40 a 50% do consumo total de energia.

Sustentabilidade em foco
O novo sistema de cura a frio Vibrathane & Vibracure é uma das iniciativas mais recentes da empresa para permitir que a indústria de PU melhore sua pegada de carbono, conforme destaca Gerald King, Chefe de Tecnologia de Aplicação da Europa na LANXESS Urethane Systems: “Na última década, a sustentabilidade está cada vez mais em foco e, ao impulsionar uma economia de energia clara com esse novo desenvolvimento, oferecemos aos nossos clientes um produto mais sustentável e, assim, contribuímos para proteção climática”.

Totalmente flexível para uma ampla gama de elastômeros
O sistema 3K pode ser processado em uma máquina de mistura ou manualmente. Foi quimicamente projetado para oferecer aos processadores de PU flexibilidade total na produção de uma ampla gama de elastômeros a partir de um único pré-polímero, atingindo uma faixa de dureza de 60 Shore A a 55 Shore D. O sistema de cura a frio mostra um desempenho nas propriedades finais semelhante ao elastômero de cura a quente equivalente.

O novo desenvolvimento da LANXESS aborda uma importante preocupação do mercado de PU em relação ao processamento fácil, a economia de custos e a eficiência de tempo, enquanto permite que a indústria apoie os objetivos de sustentabilidade.

Mais informações sobre os produtos de poliuretano da LANXESS para a indústria de PU estão disponíveis aqui.

Sobre a LANXESS:
A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.
Declarações prospectivas
Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

Informações para editores:
Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados aqui. Fotos recentes da Diretoria Global e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis aqui.

Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital “Inside LANXESS” aqui. Siga-nos no Twitter,Facebook,LinkedIn e YouTube: