Solvay usa Realidade Virtual para criar produtos sustentáveis

Essa ferramenta está ajudando no desenvolvimento de sistemas de solventes aplicados em diversos segmentos, tais como os de tintas e vernizes, madeira, couro, cosméticos, farmacêutico, automotivo e de embalagens

São Paulo, 26 de julho de 2018 – O uso de novas tecnologias como a realidade virtual pode ir muito além do simples entretenimento pessoal. Isso é o que garante a Solvay ao utilizar esse recurso no desenvolvimento de novas soluções na área de solventes oxigenados, que são produtos aplicados em uma ampla variedade de mercados. Entre os mercados de amplia utilização de solventes estão os de tintas e vernizes, madeira, couro, cosméticos, farmacêutico, automotivo e de embalagens.

Líder na América Latina em solventes oxigenados, derivados do etanol (álcool), da acetona e da glicerina, com clientes de diferentes segmentos industriais, a Solvay decidiu adotar a tecnologia de Realidade Virtual (VR, na sigla em inglês) para incrementar o seu programa NG Solsys, que é uma plataforma pioneira da empresa para desenvolvimento de novas soluções em conjunto com seus clientes.

“O NG Solsys é usado para simulações do comportamento de solubilidade de uma substância em diferentes sistemas solventes, tendo como base a Teoria dos Parâmetros de Solubilidade de Hansen (dD, dP e dH) e a utilização de modelos elípticos – tridimensionais. Mas, um grande desafio nessas predições é a avaliação dos gráficos tridimensionais na tela de um computador. Foi então que surgiu a ideia da utilização de novas ferramentas e novas tecnologias, como a VR”, informou Diana Tosto, pesquisadora da área de Solventes da Solvay.

Segundo Diana, o NG Solsys em Realidade Virtual – conhecido como Solsys VR -, apresenta uma fração das informações contidas no banco de dados original e possibilita ao usuário visualizar e interagir com os modelos de solubilização de diferentes polímeros e diversos solventes, facilitando desta maneira, a experiência de validação dos sistemas de solubilização. “O Solsys VR agilizará o desenvolvimento de novas aplicações em sistemas solventes, beneficiando diretamente os nossos clientes”, acrescentou Diana.

Com produção industrial e laboratório de desenvolvimento de produtos e aplicações instalados no Complexo Industrial São Francisco, em Paulínia -SP, a Solvay dispõe do mais completo portfólio de solventes do mercado latino-americano. Seus produtos abrangem seis famílias químicas (Acetatos, Cetonas, Álcoois, Glicóis, Ceto-Álcoois e Cetais), cobrindo todos os ranges de evaporação (da mais rápida até a mais lenta), com soluções que apresentam características e propriedades totalmente alinhadas às atuais e futuras tendências ambientais. Entre os os produtos mais conhecidos da Solvay na área de solventes estão o acetato de etila, isopropanol, diacetona álcool e os solventes sustentáveis das linhas Solsys e Augeo, este último derivado da glicerina.

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de química de especialidades, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 24.500 pessoas em 61 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,1 bilhões em 2017, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Informações à imprensa:

Sobre a Rhodia e Grupo Solvay no Brasil