Treinamento em Compliance

O treinamento é uma das principais atividades para um Programa de Compliance. É o momento em que os funcionários vão realmente ter contato com as políticas e códigos da empresa de uma maneira institucional e terão oportunidade de esclarecer todas as dúvidas.

 

Alguns pontos são muito importantes para atingir os objetivos de comunicação e divulgação e ao mesmo tempo manter as evidências para o Programa de Compliance:

 

  • Prefira treinamentos participativos e não apenas expositivos, incentive os funcionários a participar da discussão. Para isso podem ser montados estudos de casos, questionários e atividades interativas;

 

  • Faça uso da tecnologia. Há vários aplicativos na internet que permitem a realização de pesquisas ou mesmo jogos online que possibilitam desenvolver atividades que motivam os participantes;

 

  • Envolva a alta direção da empresa na elaboração e execução do treinamento, é preciso mostrar que o tom vem de cima. É fundamental mostrar para todos os funcionários que a alta direção também participa dos treinamentos. E mais, a abertura de um treinamento com uma fala de um alto executivo, que pode ser até gravada em vídeo, gera ainda maior engajamento;

 

  • Treine também os terceiros, principalmente aqueles que estão dentro das suas instalações junto com os funcionários. Dentro do Programa de Compliance os terceiros devem participar da comunicação e serem treinados como se fossem funcionários, eles precisam entender as políticas e forma de trabalho da empresa. Em alguns casos, até mesmo fornecedores e parceiros comerciais precisam ser treinados, e aqui a tecnologia ajuda com o uso de ferramentas online como Teams ou Zoom, e até mesmo a gravação de vídeos;

 

  • Guarde evidências da participação das pessoas. Em treinamentos presenciais deve ser usada uma lista de presença, treinamentos online ou em plataforma de EAD permitem gerar uma lista que indica o nome, data e hora de cada participante ou estudante. Outras formas de evidências são fotos e vídeos curtos que podem ser postadas na intranet das empresas;

Sergio Woisky é consultor e diretor da Comp9