LANXESS tem bom 2o. trimestre, apesar de ambiente desafiador

  • Vendas no segundo trimestre subiram 36,1%, atingindo 1,999 bilhão de euros
  • EBITDA pré-excepcionais subiu 14,5% em um ano, alcançando 253 milhões de euros
  • Contribuição positiva dos negócios adquiridos da Emerald Kalama Chemical em 2021
  • A unidade de negócios HPM (High Performance Materials) foi reconhecida como operação descontinuada; os números de venda do ano anterior e o EBITDA foram reprocessados
  • Previsão para o ano inteiro: EBITDA pré-excepcionais entre 900 milhões e 1 bilhão de euros (valor comparável do ano anterior: cerca de 800 milhões de euros)

São Paulo, 23 de agosto de 2022 – Em um ambiente desafiador, com aumento dos custos de matéria-prima e energia e condições logísticas difíceis, a LANXESS aumentou novamente seus ganhos: o EBITDA pré-excepcionais foi de 253 milhões de euros no segundo trimestre de 2022, 14,5% acima do valor do trimestre anterior, de 221 milhões de euros.

Os segmentos de Aditivos Especiais e Proteção ao Consumidor cresceram fortemente. Os negócios com produtos de Proteção ao Consumidor se beneficiaram da contribuição da nova unidade de negócios Flavors & Fragrances. Essa unidade compreende as especialidades químicas para o setor de bens de consumo da empresa americana Emerald Kalama Chemical, adquirida em 2021.

No segundo trimestre, a LANXESS novamente repassou o aumento significativo dos custos de matéria-prima e energia ao mercado por meio de preços de venda mais elevados. A mudança nas taxas de câmbio também teve influência positiva no desenvolvimento de lucros em todos os segmentos. A situação logística difícil em curso, combinada com custos mais altos de frete, resultou em volumes mais baixos e impediu um aumento adicional dos ganhos. A margem EBITDA pré-excepcionais do Grupo foi de 12,7%, contra 15,0% no trimestre anterior.

“Apesar do ambiente desafiador, continuamos firmes no caminho certo. Os bons resultados do segundo trimestre mostram que nosso desenvolvimento estratégico está dando frutos. Ao adquirir a Emerald Kalama Chemical, fortalecemos o segmento de Proteção ao Consumidor e nos tornamos ainda mais estáveis”, diz Matthias Zachert, presidente do Conselho de Administração da LANXESS AG. “No segundo semestre do ano, um vento mais forte vai soprar na economia global, mas estamos preparados para isso.”

As vendas do Grupo, de 1,999 bilhão de euros, alcançaram um percentual significativo de 36,1% de alta em relação ao resultado de 1,469 bilhão de euros do trimestre anterior. Os preços de venda mais altos, em particular, tiveram um efeito positivo. O lucro líquido das operações continuadas foi de 48 milhões de euros no segundo trimestre, ligeiramente acima do valor do ano anterior, de 47 milhões de euros.

Desde que o Grupo anunciou a contribuição da unidade de negócios High Performance Materials (HPM) para uma joint venture com o investidor de private equity Advent International, em maio de 2022, a unidade foi reconhecida retroativamente como “operações descontinuadas” a partir de 1º de janeiro de 2022. As vendas e os ganhos operacionais – e os correspondentes números do ano anterior – foram reprocessados.

Para o ano completo de 2022, o Grupo confirmou e especificou sua orientação de crescimento significativo: a LANXESS antecipa o EBITDA pré-excepcionais de 900 milhões de euros a 1 bilhão de euros. Considerando o nível comparativo ajustado do ano anterior, de cerca de 800 milhões de euros, isso equivaleria a um aumento de 25%.

Desenvolvimento estratégico avançado

A joint venture planejada com a Advent International é mais um avanço do desenvolvimento estratégico da LANXESS. Juntamente com a unidade de negócios HPM da LANXESS, a joint venture para polímeros de engenharia de alto desempenho também deve incluir o negócio de materiais de engenharia DSM (DEM), do grupo holandês Royal DSM. Após a conclusão, prevista para o primeiro semestre de 2023, a LANXESS receberá um pagamento de pelo menos 1,1 bilhão de euros e uma participação de até 40% na futura joint venture.

Enquanto isso, a LANXESS continua a fortalecer o segmento de Proteção ao Consumidor: em 1º de julho de 2022, concluiu a aquisição do negócio de Controle Microbiano do grupo norte-americano International Flavors & Fragrances Inc. (IFF). Assim, a LANXESS tornou-se uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos de controle microbiano.


Segmentos: vendas impulsionadas por aumentos significativos de preços

Com o anúncio da cisão da unidade de negócios HPM, a LANXESS agora agrupa seus negócios em três segmentos de especialidades químicas: Intermediários Avançados, Aditivos Especiais e Proteção ao Consumidor.

Devido aos preços de venda mais altos, com os quais a LANXESS repassou o aumento dos preços das matérias-primas e da energia, as vendas no segmento de Intermediários Avançados aumentaram 26,0%, passando de 466 milhões de euros no trimestre anterior para 587 milhões de euros. O EBITDA pré-excepcionais caiu 18,7%, passando de 91 milhões de euros no período anterior para 74 milhões de euros. Parte do aumento dos preços das matérias-primas e da energia foi repassado aos clientes apenas com uma defasagem de tempo. A difícil situação logística, com maiores custos de frete e volumes mais baixos, teve impacto negativo nos ganhos. O tempo de inatividade planejado da manutenção também teve efeito negativo, de modo que a margem EBITDA pré-excepcionais diminuiu para 12,6%, contra 19,5% há um ano.

No segmento de Aditivos Especiais, a LANXESS repassou com sucesso o aumento dos preços das matérias-primas e da energia para o mercado, aumentando as vendas em 34,5%, passando de 568 milhões de euros no trimestre anterior para 764 milhões de euros. As vendas diminuíram por causa de volumes reduzidos, devido à difícil situação logística global. O EBITDA pré-excepcionais totalizou 134 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, um aumento considerável de 50,6% em relação ao valor do ano anterior, de 89 milhões de euros. A margem EBITDA pré-excepcionais aumentou de 15,7% para 17,5%.

No segmento de Proteção ao Consumidor, a nova unidade de negócios Flavors & Fragrances, em particular, contribuiu para o desenvolvimento positivo de vendas e ganhos. No entanto, volumes menores causados por uma situação logística difícil resultaram em ligeira queda nas vendas. No geral, as vendas do segmento aumentaram 52,5%, passando de 366 milhões de euros no período do ano anterior para 558 milhões de euros. Com 90 milhões de euros, o EBITDA pré-excepcionais foi 26,8% superior ao valor do ano anterior, de 71 milhões de euros. A margem EBITDA pré-excepcionais atingiu 16,1%, contra 19,4% há um ano.