Serviços prestados aos associados

  • Home
  • Serviços prestados aos associados

Serviços prestados aos associados

Um cenário em constante mutação exige informação de qualidade

As rápidas mudanças nas formas de fazer negócios, na legislação, na tecnologia, nas demandas da sociedade e nas relações trabalhistas impõem às empresas a necessidade de contar com suporte e serviços que possibilitem a seus dirigentes e colaboradores estarem constantemente atualizados sobre o cenário econômico e social.

O Sinproquim, que representa as indústrias de produtos químicos inorgânicos e orgânicos para fins industriais e seus diversos segmentos no Estado de São Paulo, onde se concentra o maior número de empresas do setor, trabalha, de forma ética, responsável e transparente, para elevar a competitividade da indústria química, desenvolvendo atividades que agregam valor às associadas e estimulam o crescimento da economia brasileira e o desenvolvimento social.

Entre as vantagens de ser associado do Sinproquim estão o benefício do uso de liminares contra decisões de órgãos públicos, como a que evitou a aplicação pela Cetesb de uma nova fórmula de cálculo de taxas para o licenciamento ambiental, o apoio de consultorias especializadas, o acesso a análises e estudos econômicos, contratação com desconto de instituições e consultorias, a constante atualização sobre mudanças na legislação e em outros temas que influenciam as atividades da indústria química, bem como o uso das instalações do Sinproquim, sem qualquer custo, para cursos e palestras.

Consultorias

  • Representa a indústria química paulista perante o Executivo, o Judiciário e o Legislativo nas esferas, municipal, estadual e federal.
  • Negocia e firma acordos ou convenções coletivas de trabalho com os sindicatos de trabalhadores do setor químico no Estado de São Paulo
  • Apoia e assessora as empresas associadas em temas como relações trabalhistas, compliance, comércio exterior, meio ambiente, sustentabilidade, transporte, logística, assuntos tributários e econômicos.
  • Colabora, como órgão técnico e consultivo, com autoridades, organismos e instituições no estudo e solução de problemas que afetam a indústria química paulista.
  • Propõe medidas administrativas, judiciais e extrajudiciais, de natureza coletiva, possibilitando às empresas associadas se beneficiarem das decisões da Justiça, inclusive às concedidas em caráter liminar.
  • Elabora estudos econômicos e conjunturais que auxiliam a indústria química paulista na tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
  • Promove o intercâmbio de informações e a atualização profissional por meio de workshops, cursos, palestras e seminários, que abordam temas específicos de interesse do setor químico.
  • Negocia convênios e parcerias com instituições de ensino e consultorias especializadas, oferecendo desconto a empresas associadas.

Principais serviços prestados pelo Sinproquim

Assuntos trabalhistas e de recursos humanos

Representa a indústria química paulista nas negociações com os sindicatos de trabalhadores do setor químico no Estado de São Paulo para o estabelecimento de convenções coletivas de trabalho. Assessora as empresas associadas e emite pareceres jurídicos sobre as corretas interpretações e alterações da legislação, bem como em relação à aplicação dos instrumentos coletivos de trabalho vigentes no âmbito da categoria.
Responsável pela área: Enio Sperling Jaques

Assuntos tributários

Informa e orienta sobre alterações na legislação que possam afetar as atividades da indústria química no âmbito municipal, estadual e federal. Prepara pleitos de análise tributária, defesa e pareceres jurídicos contra procedimentos que possam afetar as atividades das empresas.
Responsável pela área: Eliza Jaques

Comércio exterior

Acompanha as negociações internacionais e as mudanças na legislação de comércio exterior, consultando as empresas associadas sobre decisões que possam afetar suas atividades, como alterações nas alíquotas do imposto de importação, pedidos de ex-tarifários, concessões de redução tarifária e negociações de acordos de comércio e pleitos de antidumping.

Economia e conjuntura

Analisa, por meio de dados estatísticos, o desempenho da indústria química paulista, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, e divulga estudos e análises sobre o setor e a conjuntura nacional. É responsável pela elaboração do “Guia da Indústria Química do Estado de São Paulo”, que reúne informações sobre empresas, produtos fabricados, matérias primas e setores de aplicação.
Responsável pela área: Renato Endres

Logística e assuntos regulatórios

Assessora as empresas associadas em relação ao manuseio, armazenagem, rotulagem e transporte de produtos e resíduos perigosos, visando ao atendimento à legislação e às normas vigentes, como forma de evitar acidentes e penalizações. Apresenta propostas de alterações na legislação e participa ativamente da elaboração de normas técnicas relacionadas à segurança, transporte e meio ambiente.
Responsável pela área: Glória Benazzi

Sustentabilidade

O crescente envolvimento e interesse da indústria química em práticas de sustentabilidade levou o Sinproquim a criar uma assessoria específica sobre o tema. A Assessoria de Assuntos para Sustentabilidade acompanha, propõe mudanças na legislação, participa de análises sobre o tema e realiza estudos com o objetivo de orientar a implementação de ações pelas associadas da entidade visando a melhoria contínua de processos e operações que gerem ganhos ambientais, como a redução de resíduos e maior eficiência no uso de recursos naturais.
Responsável pela área: Luciana Oriqui