Notícias do Setor

  • Home
  • Notícias do Setor

Medida solicitada pela Abiquim visa reduzir importações com preços predatórios, principalmente da China. Mas entidades patronais criticam a proposta.

Presidente do Sinproquim analisou a conjuntura atual e observou que a indústria química brasileira está perdendo o jogo de goleada e que é preciso pensar fora da caixa.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 6.120/2019, fabricantes e importadores precisarão prestar informações sobre os produtos para compor o Cadastro Nacional de Substâncias Químicas.

Uso de bioinsumos e intenção de investimentos são alguns dos dados pesquisados no estudo, segmentado por cultura. Foram ouvidos 514 agricultores e pecuaristas.

Tributação, juros sobre capital de giro, energia e matérias-primas, infraestrutura logística e carga extra com benefícios levam média do custo Brasil a 24,1% de 2008 a 2022.

Há mais de 20 projetos de produção de hidrogênio no Brasil a partir de fontes renováveis. A alta oferta de energia elétrica renovável é uma das vantagens competitivas do País.

Indústria espera que a regulamentação da nova Lei do Gás, estabelecida por meio do Decreto nº 10.712, possibilite, de forma efetiva, o aumento da oferta e redução de preços.

Treinamento, ministrado por Gloria Benazzi assessora de Logística do Sinproquim, detalhou as exigências legais e normas para armazenagem, rotulagem e transporte desses produtos.

A Associação Brasileira de Produtores de óleos Lubrificantes e Aditivos (Abrapol) deu início a uma nova etapa em suas atividades, operando, desde o final de 2022, a partir da sede do Sinproquim.

Evento em 26 de setembro debaterá os desafios, as experiências bem-sucedidas da interação e formas de dinamizar a parceria entre indústria e universidades na busca da inovação.

Projeto estabelece procedimentos para a armazenagem de produtos químicos, classificados ou não como perigosos. Sugestões serão recebidas até o dia 19 de setembro.

Empregados dispensados sem justa causa no período de 30 dias que antecede a data-base da categoria têm direito a indenização adicional equivalente a um salário mensal.

O uso mais eficiente de energia, fontes renováveis e os fatores econômicos, técnicos e regulatórios da economia circular serão tema do evento promovido pela Fiesp.

A partir de novembro de 2024, produtores, agentes de comércio exterior, rerrefinadores e coletores devem utilizar os novos códigos para enviar dados à ANP.

Nos seis primeiros meses do ano, a produção caiu 1,14% e as vendas externas tiveram queda de 27,5%. Dados mostram que perda de competitividade tem se acentuado.