Sinproquim lança em webinar manual com técnicas e orientações para a redução de resíduos químicos

Elaborado ao longo de vários meses por um grupo de trabalho multidisciplinar, o Manual de Diretrizes Sustentáveis para Prevenção de Resíduos Químicos foi lançado no dia 16 de janeiro em um webinar promovido pelo Sinproquim. O evento foi acompanhado por 115 participantes. O manual, que reúne as melhores práticas para evitar ou reduzir a geração de resíduos de produtos químicos de uso industrial, pode ser acessado gratuitamente para download no site do Sinproquim.

Ao abrir o evento, o presidente do Sinproquim, Nelson Pereira dos Reis, destacou a importância do manual para toda a cadeia produtiva do País, bem como para a sociedade. “Ao difundir técnicas e procedimentos para evitar ou reduzir ao máximo o descarte de resíduos químicos no meio ambiente, o manual avança no rumo do desenvolvimento sustentável, propiciando ganhos ambientais, econômicos e sociais”, afirmou. Nelson Reis observou que países da Europa, América do Norte e Ásia empregam há vários anos as técnicas de revalidação e reteste de produtos químicos de uso industrial. “Creio que é hora de o Brasil também adotar essas práticas”, ressaltou.

O GT responsável pela elaboração do manual é integrado por Fábio Feldmann, consultor e ambientalista; Cleveland Prates Teixeira, economista e professor na FGV e na FIPE; Fabrício Soler, especialista em Direito Ambiental, Resíduos e Infraestrutura; Renato Endres, diretor-executivo do Sinproquim; e Gloria Benazzi, consultora em Logística e Assuntos Regulatórios da entidade. O trabalho foi coordenado pela doutora em Engenharia Química, Luciana Oriqui, fundadora do Movimento Menos Resíduos e da empresa Circular Químicos.