Mais de 200 especialistas em agrotóxicos e produtos químicos debateram em workshop realizado em Brasília a aplicação de boas práticas para a ampliação do ciclo de vida desses produtos. No evento, coordenado por Letícia Rodrigues da Silva, do Instituto de Inteligência Regulatória, foram analisadas a Decisão de Diretoria (DD) nº 113/2022/P da Cetesb, que aprovou o lançamento do Guia Técnico de Orientação para Extensão do Uso de Produtos Químicos com Prazo de Validade Vencido; as legislações referentes a agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Anvisa e do Ibama, bem como o Manual de Diretrizes Sustentáveis para Prevenção de Resíduos Químicos, lançado pelo Sinproquim.
Citado várias vezes durante o evento, o Manual reúne técnicas, práticas e orientações para evitar ou reduzir ao máximo os impactos ambientais decorrentes do descarte de produtos químicos de uso industrial que poderiam ter seu ciclo de vida estendido por manterem suas propriedades intrínsecas mesmo após vencida a data de validade. As ações de revalidação e reteste possibilitam ganhos econômicos, sociais e ambientais, mantendo sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs).
O workshop contou com a participação do diretor-executivo do Sinproquim, Renato Endres, que agradeceu a Patrícia Iglecias, que presidia a Cetesb quando foi aprovada a DD nº 113. Iglecias, que também participou do evento, é hoje a Superintendente de Gestão Ambiental da USP. Também marcaram presença no workshop Luciana Oriqui, da Circular Químicos e assessora do Sinproquim para assuntos relacionados à sustentabilidade; Fabricio Soler, especialista na área de resíduos sólidos; Jaciara Marques Neves, especialista em normas de gestão, como a ABNT NBR ISO 14001, além de outros palestrantes ligados à área especifica de agrotóxicos e especialistas da Anvisa, MAPA e Ibama. Entre os assuntos debatidos, estão o retrabalho, revalidação e reprocessamento de produtos, bem como a legislação sobre o tema. O Manual de Diretrizes Sustentáveis para Prevenção de Resíduos Químicos está disponível para download no site do Sinproquim.