A partir deste mês, a professora Luciana Oriqui, coordenadora do GT que elaborou o Manual de Diretrizes Sustentáveis para Prevenção de Resíduos Químicos e assessora de Sustentabilidade do Sinproquim, irá esclarecer dúvidas sobre a aplicação das técnicas de revalidação e reteste de produtos químicos em reuniões virtuais. Serão atendidas cinco empresas, com dois representantes a cada reunião. Para participar desses encontros, que deverão ser realizados mensalmente, basta enviar e-mail para vitor@sinproquim.org.br ou roseli@sinproquim.org.br.
Lançado em janeiro pelo Sinproquim, o Manual de Diretrizes Sustentáveis para Prevenção de Resíduos Químicos tem sido tema de análise por órgãos ambientais e executivos da área de sustentabilidade. O manual reúne orientações sobre as medidas de proteção e ações para evitar ou reduzir ao máximo o descarte de produtos químicos de uso industrial no meio ambiente. O objetivo principal é mitigar o impacto ambiental negativo decorrente do descarte de produtos que estejam em condições seguras de uso, propiciando ganhos ambientais, econômicos e sociais para a sociedade.
O Manual, que tem como foco os produtos químicos direcionados ao mercado industrial, ou Business to Business (B2B), está baseado nas boas práticas adotadas pelo Departamento de Defesa Americano (DoD, U.S. Departament of Defense). Os conceitos e diretrizes buscam assegurar conformidade a extensões da validade de produtos químicos industriais, desde que seus parâmetros mínimos de qualidade e segurança estejam garantidos, contribuindo assim com o ecossistema e cadeia de valor sustentável. O Manual está disponível gratuitamente no site do Sinproquim.