Curso da Cetesb sobre a prevenção de contaminação de recursos hídricos será realizado no ABC

A Cetesb realizará em Santo André, nos dias 3 e 4 de agosto, o curso “Emergências Químicas – Prevenção e Minimização de contaminação de Recursos Hídricos na UGRHI 6 Agravada por Mudanças Climáticas”. O objetivo é aprimorar os aspectos de prevenção, preparação e resposta às emergências químicas.  O projeto atenderá todos os municípios da UGHRI-6, no entanto, esse treinamento é direcionado especificamente aos municípios da sub-bacia Billings, envolvendo as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O Sinproquim, dentro do seu programa “A Química da Sustentabilidade – Presente e Futuro”, apoia essa importante iniciativa da Cetesb para a busca de medidas que venham a proteger os recursos hídricos frente aos acidentes envolvendo produtos químicos. A Cetesb realiza o atendimento a emergências químicas desde 1978 no estado de São Paulo, tendo atuado até a presente data em cerca de 13 mil ocorrências. Destas, aproximadamente, 20% geraram contaminação de recursos hídricos e, muitas vezes, ocasionaram interrupção na captação pública de água, ainda que em caráter temporário.

Há cinco vagas reservadas para empresas associadas ao Sinproquim. Caso haja interesse em participação, envie e-mail até o dia 7 de julho para sinproquim@sinproquim.org.br informando nome da empresa, participante do curso, área, cargo e telefone. O Sinproquim enviará os dados à Cetesb para garantir a vaga.