Procompi destinará R$ 24 milhões para apoiar a modernização de micros e pequenas indústrias

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vão injetar R$ 24 milhões, até 2026, na nova fase do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Projetos de transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e indústria 4.0 são o foco desse novo ciclo do Procompi. De 2000 até 2021, quando foi paralisado, o programa beneficiou mais de 8.900 empresas.

O Procompi tem como objetivo encontrar soluções para problemas coletivos das MPEs industriais, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade e da competitividade. Por meio de projetos executados pelas federações estaduais de indústrias, em parceria com as unidades regionais do Sebrae, grupos de micro e pequenas empresas passam a ter acesso a capacitações e consultorias especializadas para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema. Os projetos devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.