Evento, que tem participação confirmada de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Federal de Química (CFQ), do Conselho Regional de Química da IV Região (CRQ-SP) e do Instituto de Regulação e Sustentabilidade, debaterá a adoção de protocolos para reduzir a geração de resíduos por meio da extensão da validade de produtos químicos de uso industrial que mantenham suas especificações. A professora e assessora para Assuntos de Sustentabilidade do Sinproquim, Luciana Oriqui, e o advogado especialista em Direito Ambiental, Marco Antônio Gallão, também farão apresentações.
As empresas associadas ao Sinproquim, bem como à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e ao Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo (Sincoquim) e Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) terão desconto nas inscrições. As vagas são limitadas.
O workshop “Prevenção de resíduos e extensão da validade de produtos químicos industriais: impactos e soluções sustentáveis” será realizado em 4 de outubro, no auditório do Sinproquim, no formato presencial. O evento tem o apoio institucional do Conselho Federal de Química (CFQ), Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-SP), Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro (Siquirj), Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D’Ávila (Sinpeq) e Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim).