Empresas podem lançar em plataforma criada pelo governo inventários de gases de efeito estufa

O programa Sirenes Organizacionais, criado pelo governo para receber os inventários de gases de efeito estufa (GEE), foi apresentado em evento na Fiesp, em encontro promovido com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ferramenta, pública e gratuita, abrigará os relatos voluntários de inventários de emissões de GEE de entes públicos, privados ou do terceiro setor de todos os segmentos econômicos, em âmbito nacional, a fim de considerar o esforço e a experiência das organizações em relação à sua contabilização.

A transparência, a melhoria da qualidade das informações e dos dados relatados nos inventários auxiliarão na orientação de processos, padronização de procedimentos, fortalecimento e ampliação do sistema de Mensuração, Relato e Verificação (MRV) nacional e estímulo a melhorias contínuas. No evento, foi destacado que a mudança climática afeta todos os países e é atualmente uma das principais preocupações para governos, empresas, investidores e sociedade em geral pelos impactos que causa e pelos efeitos dos eventos climáticos extremos que geram perdas humanas, sociais e financeiras, além de barreiras comerciais.

As empresas, destacou Mario Hirose, diretor titular adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, precisam desenvolver estratégias para reduzir suas emissões, sendo fundamental a elaboração do inventário para a identificação do perfil delas e avaliação da necessidade de implantação de ações de redução. As emissões da indústria no total nacional estão em torno de 7%.

As atividades de capacitação para uso da plataforma fazem parte de um Acordo de Cooperação Técnica da CNI e do MCTI. As duas instituições também são responsáveis pela coordenação do grupo de trabalho sobre inventários de emissões no âmbito do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC).