Os resultados da Sondagem Industrial em outubro, pesquisa realizada mensalmente pela CNI, surpreenderam positivamente. Os indicadores ligados à produção, ao mercado de trabalho e à Utilização da Capacidade Instalada (UCI) cresceram, demonstrando que o setor segue aquecido. O índice de evolução da produção industrial atingiu 53,7 pontos em outubro, acima da linha divisória de 50 pontos. O indicador mostra que os empresários percebem que a produção do setor aumentou de forma intensa em relação a setembro. O ritmo de alta da produção no período superou o usual, destaca a CNI.
O índice de evolução do número de empregados registrou 51,2 pontos em outubro. Desde julho, o indicador supera os 50 pontos. Isso significa que os empresários apontam aumento da quantidade de trabalhadores da indústria há quatro meses consecutivos. De acordo com a CNI, o número de empregados normalmente cai nesse período do ano.
Ao contrário do que ocorreu nos cinco meses anteriores, em outubro o índice de evolução do nível de estoques ultrapassou os 50 pontos. Já o indicador que mede o estoque efetivo em relação ao usual fechou o mês em 49 pontos, abaixo do registrado em setembro. Pelo sexto mês consecutivo, os estoques permanecem em nível inferior ao planejado pelos empresários. Para a CNI, esse é um sinal de que a indústria tende a manter a produção nos próximos meses visando recompor os estoques.
A CNI consultou 1.519 empresas, sendo 619 de pequeno porte; 534 de médio porte e 366 de grande porte, entre 1º e 12 de novembro de 2024.