A indústria química permanece em compasso de espera por medidas que estimulem investimentos no setor

Verdade seja dita: a situação do setor químico no País piorou em 2023. O uso da capacidade instalada é cadente, com uma ociosidade que hoje oscila entre 25% e 30%. Muitas unidades e até mesmo empresas foram paralisadas ou fechadas, com perda de profissionais qualificados, tecnologia e receita. O Sinproquim, em conjunto com outras entidades de classe, federações da indústria e sindicatos de trabalhadores, tem alertado o governo e parlamentares sobre essa grave situação e trabalhado para evitar o agravamento de um cenário cada vez mais difícil. O Brasil não pode perder um importante patrimônio industrial construído ao longo de anos e que colocou o País entre os maiores fabricantes de produtos químicos do mundo.

A indústria química, que se caracteriza por projetos de altos investimentos e longa maturação, é crucial em um momento em que a transição energética e a redução das emissões de carbono são prioridades em todo o mundo. É ela, por sua capacidade de inovação e conhecimento técnico, que dará impulso à substituição de materiais, à produção de hidrogênio verde e aproveitamento de matérias-primas renováveis para a geração de novos produtos. No entanto, sem capacidade de geração de caixa e de investimentos, não há como avançar nessa trilha e aproveitar as oportunidades comparativas que o Brasil oferece. O País carece de uma política industrial moderna, voltada para o futuro. Sem ela, nossa dependência de importações continuará a crescer.

A expectativa é a de que, vencida a fase de aprovação da reforma tributária, o que representará um avanço muito importante para o País e para toda a indústria, o governo possa dedicar mais tempo para atuar em projetos pontuais e compreenda a dimensão e a importância da indústria química para todas as cadeias produtivas, do agronegócio a setores de ponta, com a adoção de medidas que estimulem investimentos no setor. Vamos trabalhar para que isso aconteça.

O Sinproquim deseja a seus associados e colaboradores um 2024 próspero e repleto de oportunidades para a plena realização dos objetivos pessoais e profissionais. Boas festas a todos.

Nelson Pereira dos Reis
Presidente do Sinproquim