ABNT alerta empresas sobre a importância da ficha de emergência em caso de acidentes no transporte

Apesar do porte da Ficha de Emergência nos veículos que transportam produtos classificados como perigosos não ser mais obrigatório, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) emitiu um alerta às empresas expedidoras e transportadoras sobre a importância de disponibilizar a ficha de emergência durante o transporte. A ABNT destaca que a falta de informações sobre as medidas de proteção e ações em caso de emergência ou acidente pode acarretar problemas para as empresas.

A ABNT ressalta que a Ficha de Emergência é importante para o primeiro no local, em caso de acidente no transporte rodoviário de produtos perigosos, como o corpo de bombeiros, administradores de rodovias e polícia rodoviária. As equipes que vão atender as emergências precisam de informações imediatas do produto de modo a evitar maiores consequências para terceiros ou ao meio ambiente. Destaca ainda que as empresas expedidoras podem ser responsabilizadas pela reparação dos danos e que a falta de informação no local pode ter consequências extremamente graves.

Alerta da ABNT sobre a Ficha de Emergência