ABNT coloca em consulta pública prática recomendada com diretrizes para o processo ESG

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em consulta pública o projeto Prática Recomendada PR 2030-2 com orientações para a determinação da materialidade por meio da identificação e priorização dos temas que exercem impacto significativo no desempenho e valor das organizações. A entidade destaca que o processo de determinação é estratégico para as empresas que operam em um ambiente de negócios complexo e dinâmico e buscam alinhar suas práticas com os temas ambientais, sociais e de governança (ESG).

A capacidade de identificar e avaliar os temais mais relevantes para a organização possibilita, na avaliação da ABNT, o estabelecimento de agendas prioritárias, investimentos, gestão de externalidades, riscos e oportunidades, o que é essencial para direcionar estratégias e ações assertivas, dentro de um modelo mais responsável e transparente.

A ABNT ressalta que os documentos técnicos da entidade, como é o caso da PR 2030, são voluntários e não incluem requisitos contratuais, legais ou estatutários, assim como as normas internacionais ISO e IEC. A consulta sobre o projeto PR 2030-2 ficará aberta até o dia 4 de junho deste ano. O documento pode ser acessado na área de consulta nacional no site da ABNT.