Ações para incentivar engajamento da equipe nas metas da empresa foi tema de webinar no Sinproquim

O envolvimento dos colaboradores nas metas de uma empresa como forma de estimular a produtividade e a redução de custos tem se mostrado um fator essencial para o sucesso em um mundo cada vez mais competitivo. Mas como fazer isso? A metodologia OKR (objetivos e resultados-chave, em português), segundo Eunice Vitiello, estrategista na área de negócios, pode fornecer respostas adequadas a essa questão. “Ter um método possibilita saber se há efetividade nas ações. A metodologia OKR traz resultados rápidos e consistentes”, afirma Vitiello, sócia-proprietária da Imprenditore Gestão Empresarial e palestrante do webinar “Liderança e Engajamento – Um novo olhar nos negócios”, promovido pelo Sinproquim, no dia 21 de julho.

Vitiello, que desenvolveu projetos nessa área para várias empresas, ressaltou em sua apresentação que a mudança faz parte do nosso dia a dia, algo que se tornou ainda mais evidente com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. “Os jovens profissionais, os novos talentos, mudaram os paradigmas do emprego tradicional, com horário, exigências de comportamento e até de vestimentas. Eles querem ser participantes, sem perder sua individualidade, e serem reconhecidos. Quando erram, ao invés de gerações passadas, não ficam se martirizando, mas buscam novas formas de fazer, de atingir as metas. O modelo ‘top and down’, quando o chefe ordena sem explicar as razões ou objetivos, está ultrapassado”, afirmou. Segundo ela, a equipe deve ser colocada diante de desafios, em vez de, simplesmente, acatar ordens.

A diretora da Imprenditore destacou ser importante criar um ambiente propício para o desenvolvimento, mas que é necessário observar com atenção o perfil do profissional. “A promoção para um cargo gerencial nem sempre é a melhor solução. Há profissionais que gostam da sua atividade e não se sentem felizes ao serem transferidos para um cargo em que terão de lidar com questões administrativas. Um exemplo é o vendedor que se destaca e, pelos resultados alcançados, é promovido. Nessa situação, as empresas, muitas vezes, perdem um excelente vendedor e ganham um gerente infeliz. Ser líder não é ter cargo de chefia”, observou.

A transparência sobre a cultura da empresa e objetivos, segundo Vitiello, é essencial para engajar e motivar a equipe. “O colaborador é o embaixador da marca. Ele precisa estar satisfeito e gostar do seu trabalho. Sem engajamento, os resultados não virão ou sempre serão os mesmos”. Ela destacou que o medo de errar é uma barreira para a inovação, lembrando que só erra quem faz.

Os participantes do webinar tiveram a oportunidade de realizar exercícios com a ferramenta OKR por meio da plataforma Miro. Entre as questões colocadas para o grupo, estavam os desafios de dar destaque à marca, ser reconhecida como o melhor local para se trabalhar, implantar uma cultura corporativa e estabelecer um programa de capacitação para toda a empresa.

Eunice Vitiello atua como estrategista nas áreas de gestão de negócios, planejamento estratégico, consultoria empresarial e desenvolvimento de métricas e indicadores. É a idealizadora e produtora do Canal Gestão Ágil (YouTube e Facebook), com assuntos voltados a gestores de pequenas e médias empresas.