Água: o tesouro invisível

A pandemia de Covid-19 nos mostrou ainda mais a importância da água limpa. Afinal, a higiene é quase impossível sem água. Esse recurso é vital, tão essencial que já pode ser considerado como o “ouro azul”, mas sua versão potável não está disponível em quantidades suficientes em todos os lugares. Por isso, a purificação da água é extremamente necessária para a sociedade e deve ser feita de forma ecologicamente correta. 
 

A agricultura e a indústria dependem da água, e a sua escassez se torna um problema para todos, não apenas para países em desenvolvimento ou regiões desérticas. A crescente demanda gera a necessidade constante de soluções novas e aprimoradas para garantir meios eficientes que mantenham nossa água limpa e disponível em quantidade e qualidade suficientes.
 

Neste ano, o tema destacado pelas Nações Unidas no Dia Mundial da Água é “Água subterrânea: tornando o invisível visível”, e busca chamar a atenção mundial para a importância das nossas águas subterrâneas, que são um recurso indispensável e parte importante do ciclo da água em nosso planeta, mas que também estão cada vez mais expostas a pressões e riscos.
 

Com foco nesse desafio, o primeiro passo é o uso responsável da água, o que envolve toda a sociedade – setor privado, incluindo a indústria, autoridades, Academia, ONGs. Sem água, é muito raro que seja possível realizar a produção industrial. Vale destacar que existem opções ainda inexploradas para que os processos industriais consumam menos água, além de formas de devolver o recurso ao meio ambiente do modo mais despoluído possível, o que contribui diretamente com a proteção tanto das águas subterrâneas quanto superficiais.
 

Até mesmo empresas como a LANXESS, que desenvolvem e oferecem produtos, tecnologias e soluções para o tratamento eficiente da água, podem sempre fazer mais. No final de 2020, a LANXESS lançou um programa de água que inclui metas e compromissos voluntários em todo o Grupo, bem como um “programa de gestão de água” local, inicialmente focado em regiões de alto risco hídrico, como Índia, Itália e China.
 

Além de aplicar esses processos em seus próprios locais de produção, a LANXESS também apoia o uso sustentável da água por parte de seus clientes. Oferece ainda algumas das novas opções de tratar o recurso de forma eficiente e ambientalmente adequada. Um exemplo é o tratamento personalizado de águas residuais ou a remediação de águas subterrâneas com o uso de resinas de troca iônica, o produto Lewatit® da companhia. O  Lewatit® entra em ação com pequenas esferas de polímero que removem seletivamente os poluentes da água sem quaisquer aditivos prejudiciais. Essas resinas desempenham um papel fundamental em quase todos os lugares em que o gerenciamento sustentável da água é necessário. Estamos orgulhosos de nosso longo histórico nesse campo.
 

Outro exemplo de aplicação de esferas de trocas iônicas para a purificação da água é seu uso em usinas termelétricas. Os circuitos de vapor de água estão no centro de todas as unidades que geram eletricidade a partir de combustíveis fósseis ou nucleares. Neste caso, a água e o vapor servem como transportador de energia e meio de resfriamento, e as resinas de troca iônica ajudam a garantir a operação eficiente, segura e confiável dessas usinas, além de desempenhar um papel fundamental na desmineralização da água de refrigeração e alimentação da caldeira e no polimento de condensados ​​nos circuitos água-vapor. Essa é a única maneira de evitar incrustações, o que garante uma ótima transferência de calor a longo prazo. Outro ponto favorável do uso do produto é que a corrosão pode ser efetivamente reduzida ou evitada dessa maneira. Juntamente com a regeneração eficiente das resinas, isso garante uma operação econômica e duradoura das usinas.
 

A contaminação das águas superficiais por “Matéria Orgânica Natural” (NOM), por exemplo, polifenóis, ácidos húmicos e fúlvicos, que são formados durante a decomposição do material vegetal, pode ser removida com resinas de troca iônica fortemente básicas de porosidade especialmente ajustadas. Essas resinas funcionais ligam ou absorvem as impurezas. É assim que a água potável é tratada na Holanda ou no Reino Unido, por exemplo.
 

Pensando no setor agrícola, em que os poluentes também podem entrar nas águas subterrâneas, as resinas de troca iônica Lewatit® podem ser aplicadas de forma eficiente. Os íons separam o nitrato e o amônio e garantem que eles sejam convertidos em sólidos que podem ser depositados em aterros ou usados ​​especificamente como fertilizantes.
 

Se os íons metálicos estiverem presentes em concentrações mais altas, por exemplo, em águas residuais industriais, a recuperação pode valer a pena. As resinas de troca Lewatit® ligam-se seletivamente a certos íons metálicos e metais preciosos, como platina ou ouro. Componentes menores também podem ser separados, como zinco de eletrólitos de cobre ou cobalto de níquel ou soluções salinas de cobre. Os íons metálicos são assim removidos da solução aquosa e ao mesmo tempo enriquecidos na resina de troca iônica, o que facilita consideravelmente seu processamento posterior ou, no caso de correntes de águas residuais, sua purificação.
 

Além das resinas de troca iônica, outra opção para a purificação e tratamento de água são os adsorvedores de óxido de ferro, utilizados com eficiência na purificação de água contaminada por arsênico, o poluente natural mais significativo de envenenamento em todo o mundo, especialmente na Índia e em Bangladesh, bem como em partes da Argentina e Chile ou ainda no oeste dos Estados Unidos. Além de doenças agudas e crônicas, o consumo de água nessas condições pode resultar em aumentos significativos de tumores. Para cumprir o limite de 10 mg/l estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas dependem do tratamento de sua água potável. Os adsorvedores especiais de óxido de ferro do tipo Bayoxide® aprovados para aplicações de água potável de nossa fábrica de Krefeld provaram ser muito eficientes para esse fim e são usados ​​em sistemas de filtragem em todo o mundo.
 

Precisamos entender que a água é essencial à vida e precisa de proteção desde o nível de nosso cotidiano privado até considerando o seu uso em larga escala, que mantém nossa economia e sociedade funcionando. Essa proteção é o desafio que devemos enfrentar. Devemos nos comprometer, continuamente, a exceder metas de redução e ousar a usar novas tecnologias e meios para cuidarmos desse nosso tesouro.