Após enchentes, soluções químicas podem ajudar indústrias a religar motores e quadros elétricos com mais segurança

Milhares de empresas e indústrias do Rio Grande do Sul estão enfrentando o desafio de religar motores e quadros de energia elétrica danificados pela enchente. Mas como restabelecer a condutividade elétrica das instalações e equipamentos de forma segura e eficaz?

A tarefa, que deve ser executada por eletricistas para evitar acidentes, exige bastante dedicação e cuidado, pois será preciso remover resíduos de água, lama e demais sujeiras que ficam impregnadas nas peças.

Vale lembrar, também, que o risco dos componentes elétricos já estarem oxidados é grande. Nesses casos, o trabalho é ainda maior, pois a oxidação precisa ser removida completamente para evitar que a passagem de corrente elétrica seja prejudicada e cause riscos de aquecimento excessivo, curtos-circuitos, explosões ou até princípio de incêndio.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic, a tarefa de limpar e desoxidar quadros elétricos e motores após enchentes pode ficar bem mais fácil com o uso de soluções químicas, entre elas Limpa Contato Elétrico, Limpa Latão e Desengraxante Dielétrico.

“Essas soluções químicas foram especialmente desenvolvidas para garantir o máximo de segurança, agilidade e eficácia na limpeza e desoxidação de componentes elétricos”, enfatiza Marcos Pacheco, químico Sênior da empresa. “Nesse momento em que há muito trabalho a fazer no Rio Grande do Sul, o uso desses produtos é ainda mais importante, pois ajudará os profissionais do setor elétrico a trabalhar de forma mais rápida e assertiva.”

Os Limpa Contatos Elétricos são ideais, por exemplo, para remover oxidação, sujeira e gordura de quadros elétricos, interruptores, disjuntores, bocais de lâmpadas, tomadas, plugs de telefonia e internet, bem como de equipamentos eletroeletrônicos que podem ser recuperados. Devem ser utilizados sempre com a energia desligada e esta só deve ser ligada novamente quando houver a certeza de que todo o resíduo do produto já tenha evaporado.

A Quimatic disponibiliza limpadores de contato nas versões Ação Imediata e Não Inflamável, ambas em aerossol. Os produtos contam com evaporação rápida, que diminui o tempo de espera para ligar máquinas e aparelhos, e contêm agente antiestático para não atrair poeira e manter a superfície limpa por mais tempo. Destacam-se também por serem isentos de CFCs (Cloro Fluor Carbonos), de propelentes depletores da camada de ozônio, e podem ser aplicados sobre a maioria das superfícies sem agredi-las (plástico, borracha, acrílico, pvc, metal, vidro, tinta, isolamentos, etc).

Para as conexões e barramentos de cobre, a Quimatic indica o uso do Quimatic Limpa Latão, que remove a oxidação e o zinabre em poucos segundos, renovando a superfície dos metais amarelos sem esforço físico ou uso de ferramentas abrasivas. O produto deve ser aplicado com pincel ou por imersão e, depois, é preciso enxaguar a peça com água, para neutralizar, e depois secar com um pano.

Vale lembrar que esta etapa deve ser feita com o quadro elétrico desligado, que só pode ser reenergizado após a secagem do produto. Para garantir uma operação mais sustentável, a solução é ecológica, isenta de corantes e ácidos corrosivos, contando com uma fórmula à base d’água livre de cromo e derivados.

As indústrias também precisarão de muito cuidado na hora da limpeza dos motores elétricos afetados pela enchente. O ideal é fazer esta operação com o Desengraxante Dielétrico Quimatic, que destaca-se por não ser inflamável (ao contrário de solventes dielétricos presentes no mercado) e assim limpar sem riscos de explosões ou curtos-circuitos.

Outra diferença significativa entre o Desengraxante Dielétrico e um Solvente Dielétrico é que o primeiro é uma composição de solventes de alta rigidez dielétrica, e por isso tem maior poder de desengraxe, enquanto o Solvente Dielétrico é constituído apenas por 1 elemento na composição, o que o leva a um desempenho inferior.

O Desengraxante Dielétrico Quimatic proporciona desengraxe eficaz sem afetar o isolamento do motor e, inclusive, permite ligar o motor ou equipamento antes da evaporação completa do desengraxante. Isso devido ao fato da alta rigidez dielétrica, que também garante a não-condução de eletricidade e a não-geração de faíscas ou chamas até a tensão de 24 kV – assim dispensa a necessidade de secagem dos equipamentos em estufas.

Pronto para uso, o Desengraxante Dielétrico Quimatic pode ser aplicado com pulverizador ou pistola de pintura, para que a pressão faça a solução entrar nas cavidades do motor e expulsar a água. Caso não seja viável usar essas ferramentas, é possível utilizar pincel (nesse caso, encharcando bem o motor e depois usando ar comprimido para fazer o produto penetrar nas partes internas) ou fazendo a imersão da peça em um tanque com a solução.

O Desengraxante Dielétrico Quimatic também deixa uma película oleosa protetiva sobre o equipamento, garantindo proteção anticorrosiva, e atende às normas ISO 14001 (meio ambiente), NR15 (insalubridade), NR16 (operações perigosas) e NR20 (inflamabilidade).

Com o auxílio de soluções químicas desenvolvidas especialmente para uso em instalações elétricas, as indústrias afetadas pelas enchentes têm como garantir maior segurança, praticidade e eficácia na hora de limpar e colocar seus equipamentos de novo em operação. A Quimatic conta com quadro de consultores técnicos para garantir total suporte às indústrias e disponibiliza diversos canais de atendimento para o esclarecimento prático de dúvidas. Para mais informações, acesse: